.: Ipem-PR realizou o XIV Workshop da Fiscalização de Objetos Regulamentados :.

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) realizou, entre os dias 15 e 19 de outubro, o XIV Workshop da Fiscalização de Objetos Regulamentados. O evento aconteceu na Regional de Cascavel, com participação do presidente do Instituto, Emerson Rosetti, do diretor de Metrologia e Qualidade, Shiniti Honda e do gerente de Fiscalização, Roberto Tamari.

Os gerentes das Regionais de Cascavel e de Maringá, Francisco Bessa e Michel Ravazi, e o corregedor do Ipem-PR, Silvio Espinosa, também prestigiaram o XIV Workshop. além de fiscais de Curitiba, de Londrina e Guarapuava.

Para o presidente do Ipem-PR, Emerson Rosetti, “essa reunião de fiscais ou agentes de verificação é sempre válida para troca de informações e explanação de situações peculiares ao dia a dia de cada um dos agentes públicos, que tratam diretamente com o comércio e fabricação de produtos que necessariamente devem trazer o selo do Inmetro”, disse. “Isso traz uma melhoria nas atividades delegadas pelo Inmetro, relacionadas à área de Avaliação da Conformidade”, finalizou.

Segundo o gerente de Fiscalização, Roberto Tamari, o Workshop aconteceu para atualização dos fiscais, assim como para análise de resultados obtidos em relação às metas pactuadas no Plano de Trabalho. “Aproveitamos o evento para apresentar dados estatísticos das reclamações e denúncias recebidas pela Ouvidoria do Ipem, bem como de resultados de diversas ações ou solicitações”, disse Tamari.

Durante o XIV Workshop da Fiscalização de Objetos Regulamentados foram discutidos temas como a Elaboração de Plano de Melhorias da área de avaliação da conformidade, a formalização da necessidade de capacitação de agentes fiscais e agentes de verificação, e alguns procedimentos e situações como impressão de documentos, registros cancelados ou suspensos, produtos apreendidos e sua destinação final, desinterdição, termo de fiscalização, termo de coleta, operações especiais, programas especiais, selo GNV, brinquedos, entre outros.

Os agentes também receberam informações a respeito de componentes cerâmicos para alvenaria, como bloco cerâmico, canaleta cerâmica, elemento vazado, tijolo cerâmico, telha de cerâmica e de concreto, blocos de concreto para alvenaria, fios e cabos elétricos, colchões e colchonetes, baterias automotivas, berços infantis, cadeiras altas de alimentação infantil, carrinho para crianças, copos plásticos, escadas metálicas, extintores novos e dispositivos elétricos.