.: Inmetro recebe delegação japonesa para discutir regulamento técnico para equipamentos médicos :.

Na última segunda-feira (29/10), o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, recebeu, em Xerém, uma delegação japonesa para tratar de temas relativos aos requisitos de avaliação da conformidade para equipamentos sob regime de vigilância sanitária.

A comissão era liderada pelo presidente do Subdepartamento Médico da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Kenjiro Takayanagi, e contava, ainda, com representantes do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (Meti), da Organização de Comércio Exterior do Japão (Jetro), do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e de diversas indústrias japonesas que atuam no Brasil.

Os principais pontos discutidos na reunião diziam respeito à validade do Certificado de Conformidade e às condições definidas para repetição de ensaios. "Gostaríamos de trazer ao Brasil equipamentos com tecnologia de ponta, que representam o estado da arte. Para isso, temos que lidar com segurança e regulamentações do Inmetro e de outros órgãos. Nosso desejo é usar a tecnologia de que dispomos para contribuir para a sociedade brasileira", explicou Takayanagi.

O presidente do Inmetro ressaltou o papel do Instituto em trazer desenvolvimento para o País por meio de sua atividade regulatória, aumentando a confiança nos produtos comercializados. "Para equipamentos médicos, em especial, é importante haver garantia de estabilidade ao longo do tempo", continuou o presidente Azevedo, apresentando a ideia de implementar, no futuro, um selo de durabilidade para esse tipo de aparelho.

Representantes do Inmetro e delegação japonesa em reunião sobre requisitos de avaliação da conformidade para equipamentos eletromédicos.

Para continuar a discussão sobre aspectos específicos do regulamento técnico para equipamentos eletromédicos, a delegação japonesa foi convidada a participar de uma nova reunião, que acontecerá no dia 23 de novembro, entre os atores interessados no tema.

O encontro realizado em Xerém também contou com a participação dos diretores de Avaliação da Conformidade, de Metrologia Legal e de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida e de Planejamento e Articulação Institucional, além do coordenador-geral de Articulação Internacional do Inmetro e do diretor substituto de Metrologia Científica e Tecnologia, acompanhados pelas equipes técnicas.

Delegação japonesa visita o campus de laboratório do Inmetro, em Xerém.