.: Inscreva-se: 1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: Segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil :.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Casa Firjan e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizarão, entre 26 e 29 de novembro, a “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, representantes de ministérios, órgãos de segurança viária, montadoras, fornecedores de tecnologia, acadêmicos e profissionais das áreas jurídica e de seguros vão se reunir para discutir a criação de regras claras que permitam viabilizar e impulsionar a adoção segura das tecnologias relacionadas a veículos inteligentes no País. O evento é apoiado, ainda, pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que debaterá o tema da mobilidade elétrica durante a programação.

A tecnologia dos veículos autônomos evolui em ritmo acelerado e essa rápida difusão desafia regulamentação e políticas atuais, obstáculos que precisam ser rapidamente superados. A fim de garantir a mobilidade segura e inteligente, a indústria automotiva e de infraestrutura, os serviços técnicos e as autoridades devem trabalhar em conjunto e definir a estrutura da mobilidade futura no Brasil.

A conferência está estruturada em duas partes, com diversas atividades abertas ao público (as inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas). A primeira etapa, de 26 a 27/11, será dedicada a palestras sobre temas como sensoriamento; segurança físico-cibernética; ética; experiências da indústria automobilística; arcabouço legal para veículos inteligentes no Brasil e no mundo.

Além dos organizadores e do apoiador do encontro, participarão como palestrantes desta primeira fase representantes de empresas como Bosch, Volvo e Idiada; entidades como a SAE International, órgão mundial voltado para o fomento de conhecimento sobre veículos e sistemas automotores, e instituições como o Ministério Público Federal. Na abertura, dia 26, um dos pontos altos será a demonstração do carro inteligente IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que circulará pela área dos jardins da Casa Firjan.

A segunda parte da conferência, no formato de workshop, será composta por mesas redondas abertas ao público e sessões temáticas exclusivas para especialistas (que ocorrerão no último dia, e terão como resultado um relatório indicando recomendações e possibilidades de ação, como políticas públicas para os setores envolvidos, possíveis linhas de investimento em educação e pesquisa, e necessidade de inserção brasileira em fóruns internacionais de discussão sobre o assunto, entre outros).

Conheça as principais áreas temáticas do evento:

  • Sensoriamento embarcado: garantia da medição e rastreabilidade metrológica;
  • Redes veiculares e IoV: comunicação V2X; Edge and fog computing; ITS.
  • Compartilhamento de dados e Interoperabilidade;
  • Testes para homologação de veículos inteligentes;
  • Normas e regulamentos de segurança permitindo testes de veículos autônomos em vias públicas;
  • Análise da responsabilidade em acidentes envolvendo veículos autônomos;
  • Atribuição da responsabilidade civil e criminal no caso de um ataque cibernético, invasão ilícita do sistema ou interferência deliberada em um veículo automatizado;
  • Mudanças no sistema de seguro existente;
  • Privacidade e proteção de dados.

Serviço: 1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: Segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil

Datas e locais:

26 a 29/11: Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle 211, Botafogo, Rio de Janeiro)

30/11 - sessões temáticas – não abertas ao público: Firjan (Rua Mariz e Barros 678, Tijuca)

Vagas limitadas: inscreva-se gratuitamente clicando aqui!

Programação: http://www3.inmetro.gov.br/eventos/veiculos-inteligentes/