.: Inmetro comemora o Dia da árvore com ações em Xerém :.

Na última terça-feira (25/09), o Inmetro realizou, no campus de laboratórios, em Xerém, uma série de ações em comemoração ao Dia da Árvore.

O evento mobilizou e contou com a participação de cerca de 90 alunos do Colégio Estadual Santo Antônio (Vila Sta. Alice), do Colégio Estadual Alemy Tavares da Silva (Vila Canaã) e do Colégio Paroquial Jesus, Maria e José (Vila Operária), além das seguintes organizações:

- Assecampe - Associação de Empresas de Campos Elíseos Processo APELL

- Concer – Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio de Janeiro

- Cruz Vermelha Brasileira em Duque de Caxias

- ICMBio - Reserva Biológica do Tinguá

- Inea - Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu

- Ong Planeta Verde

Os estudantes percorreram a trilha ecológica do Inmetro e plantaram 60 mudas nativas da região, que foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias, pela Cia de Águas do Rio de Janeiro (Cedae), pela Concer e pelo ICMBio.

Algumas organizações montaram estandes no espaço do restaurante. A Ong Planeta Verde e a Concer apresentaram as suas atividades aos alunos e a Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu fez uma exposição com equipamentos utilizados na atividade de guarda-parque. A Reserva Biológica do Tinguá, por sua vez, apresentou aos alunos algumas mudas de plantas e expôs um acervo de animais empalhados e apetrechos de caça ilegal, enquanto a Cruz Vermelha realizou uma demonstração de primeiros socorros com um boneco simulador, orientando sobre procedimentos a serem adotados em situações de emergência.

Um dos estandes do evento consistiu em uma instalação chamada de “floresta sensorial”, criada pelos alunos do Colégio Estadual Santo Antônio e executada com o apoio da equipe de manutenção de áreas externas do Inmetro. Era um ambiente que reproduzia o som e algumas experiências dentro de uma floresta. Para participar, os visitantes precisavam estar vendados e descalços. Lá dentro, eles percorriam o espaço e tentavam decifrar texturas e aromas de algumas plantas e frutas.

O servidor Luiz Roberto Mayr falou sobre a importância de investir em ações ambientais. “A realização do evento é, por si só, um resultado positivo em nosso esforço de promover a melhoria de desempenho ambiental do Inmetro e a nossa aproximação com a vizinhança mais imediata em nosso ‘espaço comum’”, disse.