.: Chamamento público para ampliação da rede de Laboratórios Associados ao Inmetro para Inovação e Competitividade (LAIIC) :.

No dia 6 de setembro, o Inmetro publicou a Portaria nº 245 e o edital de chamamento público para o credenciamento de novas instituições interessadas em se juntar à rede de Laboratórios Associados do Inmetro para Inovação e Competitividade (LAIIC).

A rede tem como objetivo construir uma ampla base de apoio à inovação, estimulando a transferência de tecnologia e de conhecimento entre grupos de pesquisa e a indústria para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam tanto demandas científicas quanto as dos diversos setores produtivos da sociedade.

Até o momento, três instituições – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – têm convênios firmados com o Inmetro no âmbito da rede LAIIC, com projetos de grande potencial para impulsionar a indústria nacional. A meta é chegar a 40 parceiros até o final de 2019.

O edital de chamamento público tem caráter permanente e a vinculação à rede LAIIC irá vigorar pelo prazo de cinco anos, a contar da data da assinatura do Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Laboratórios públicos e privados podem se associar, desde que apresentem atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação compatíveis com aquelas realizadas pelo e Inmetro e cumpram os outros requisitos constantes no edital.

As instituições interessadas devem encaminhar seus planos de trabalho para o e-mail nit@inmetro.gov.br, para que ele seja apreciado pela unidade do Inmetro que apresente maior adequação aos temas, especialmente nas áreas de Acústica; Vibração e Ultrassom; Biotecnologia, Bioengenharia, Biologia Estrutural, Ciência Forense; Dinâmica de Fluidos; Elétrica; Fármacos; Materiais; Mecânica; Óptica; Química e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).