.: Brasil e China discutem iniciativas de cooperação :.

Na última quinta-feira (28/06), o Inmetro recebeu a visita da General Administration of Customs (GACC) da China, ex-AQSIQ (General Administration of Quality Supervision, Inspection and Quarantine), para discutir a implementação do memorando de entendimento (MoU), renovado em setembro de 2017, entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Inmetro e AQSIQ.

Na ocasião, esclareceu-se que as funções de supervisão e de inspeção vinculadas à segurança de produtos de consumo foram transferidas da AQSIQ para a GACC na China. A GACC está encarregada de supervisionar e de inspecionar a importação de produtos para a China e a exportação dos mesmos para outros países.

Representando o Inmetro, participaram da reunião o presidente do Instituto, Carlos Augusto de Azevedo; o coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Cruz, e o coordenador-substituto da área, José Vinge; o diretor de Metrologia Legal, Raimundo Rezende; o coordenador-geral de Acreditação, Marcos Aurélio de Oliveira; e os servidores Paulo Coscarelli (Dconf), Arcádio Fernandez (Dconf), Juan Sanchez (Dimel) e Leonardo Pace (Caint).

A GACC foi representada por Sun Wenkang (Director General/Department of Supervision on Inspection/General Administration of Customs), Liu Huijuan (Director/Department of Supervision on Inspection/General Administration of Customs), Wang Keshan (Deputy Director General/Harbin Customs District), Yu Yijiang (Deputy Director General/ Hangzhou Customs District), Xie Shusheng (Deputy Director General/ Zhengzhou Customs District) e Ma Qiang (Deputy Director/ Chinese Academy of Inspection and Quarantine).

Durante a reunião, discutiram-se as sete ações, previstas no MoU, para alcançar o objetivo de aprimorar a cooperação entre os dois reguladores na área da segurança de produtos de consumo. Especificamente, acordou-se o estudo do estabelecimento de dois ou três grupos de trabalho, com o fito de recomendar ações para compor um plano de trabalho a ser executado durante a vigência do Memorando. A escolha das ações prioritárias e a discussão sobre os grupos de trabalho ocorrerão nos próximos meses. Também se definiu que o coordenador Jorge Cruz (Caint/Inmetro) e a diretora Liu Huijuan (GACC) atuarão como pontos focais das suas respectivas instituições.

O Inmetro e a GACC propuseram um novo encontro entre as duas instituições durante a International Product Safety Week, a qual acontecerá em Bruxelas, em novembro de 2018. Durante esse segundo encontro pós-renovação do MoU, o presidente Azevedo e o diretor-geral Sun Wenkang debaterão e validarão a proposta apresentada pelos grupos de trabalho e planejarão as ações para os próximos dois anos.