.: Inmetro e órgãos delegados discutem o Comércio Internacional de Grãos, em Foz do Iguaçu :.

“O Comércio Internacional de Grãos nas Três Fronteiras” foi o tema da mesa de debates que reuniu, em Foz do Iguaçu, na sede do Sebrae, no dia 7 de junho, os presidentes do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, do Ipem/PR, Oliveira Filho, do Ipem/MT, Márcio Lara Pinto Toledo e do Ipem/ES, Amarildo Lovato. Os diretores do Instituto paranaense, Rogério Moletta Nascimento (Administrativo Financeiro) e Shiniti Honda (Metrologia e Qualidade) também fizeram parte da mesa. O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, prestigiou o evento.

Pelo Inmetro, o tema foi debatido pelo coordenador de Assuntos Internacionais, Jorge Cruz, pelo coordenador da Rede Metrológica, Paulo Gomes, pelo diretor de Metrologia Legal, Raimundo Resende e pela chefe substituta da Divisão de Cooperação Técnica Internacional, Gabrielle Cassol.

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, falou sobre o projeto que está sendo implantado pelo Instituto, envolvendo os órgãos delegados e os países que fazem parte da Tríplice Fronteira – Brasil, Paraguai e Argentina. “Estamos buscando o mesmo padrão para todos os envolvidos. A ideia é uma ação metrológica conjunta com bases comuns entre o Brasil e Paraguai, para depois agregar a Argentina. O controle da umidade de grãos é o primeiro passo. Vamos iniciar pela capacitação das pessoas, processo que demanda tempo, e tempo não se pode comprar”, disse Azevedo.

O presidente do Inmetro explicou porque o Paraná foi escolhido para iniciar o projeto: “Aqui se encontra o maior depositário técnico sobre o assunto. O ponto de partida é o Paraná, que fará a capacitação dos outros órgãos delegados do País e, depois, do Paraguai. Estamos convidando vocês para participar desse projeto, que deve levar aproximadamente 10 anos para ser concluído”, disse Carlos Azevedo, que citou, ainda, a necessidade urgente de implantação de laboratórios de umidade de grãos nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O presidente do Ipem/PR, Oliveira Filho, agradeceu a escolha do Paraná para viabilização da iniciativa. “O Estado está localizado em ponto estratégico e precisa dar o primeiro passo para uma regulamentação internacional, que atenda padrões comuns certificados para os três países. Essa cooperação técnica inicialmente pode ser com os grãos, mas temos que passar para outras fiscalizações, como a de bombas de combustíveis, para diminuir as fraudes, que leva à deslealdade na concorrência. A implantação do escritório em Foz do Iguaçu foi o primeiro passo para tornar realidade esses projetos”, disse Oliveira.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, cumprimentou os participantes colocou-se à disposição para interação com o Ipem, o Inmetro e a Polícia Militar. “Somos articuladores com organismos estaduais, federais e internacionais, para integrar e fortalecer, para que possamos cumprir nosso papel de gestor público”, disse.

Inmetro - O coordenador de Assuntos Internacionais, Jorge Cruz, falou sobre o projeto dizendo que o desenvolvimento é internacional. "Trabalhamos com negociações com o Mercosul e também com outros países do mercado europeu”. Jorge convidou os presidentes dos Ipems para destacarem dois integrantes da corporação para fazerem estágio em Xerém, na sede do Inmetro, para receber informações sobre as relações internacionais.

Paulo Gomes, coordenador da Rede Metrológica, disse: “Estamos diante de mais um desafio muito grande, e estamos prontos para isso! O assunto não é fácil, mas o projeto capitaneado pelo Paraná, com a presença de um escritório em Foz, tornou isso possível. Estamos escrevendo uma história do comércio de grãos nas Três Fronteiras!”, concluiu .

O diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Raimundo Resende, ressaltou que o Instituto do Paraná é o único que conta com um Laboratório Têxtil na Rede e um dos poucos com Laboratório de Umidade de Grãos. “Hoje o país produz em torno de 114 milhões de toneladas de soja e, daqui a 10 anos, atingiremos mais de 200 milhões. Daí a importância de falarmos sobre esse projeto hoje”, finalizou.

Ipems do MT e ES - O presidente do Ipem do Mato Grosso, Márcio Lara Pinto Toledo, que é metrologista há 18 anos, elogiou a iniciativa e disse ter ficado surpreso ao saber que está inserido neste contexto. "É uma boa iniciativa, que pode ser melhorada”, finalizou. O diretor geral do Ipem do Espírito Santo, Amarildo Lovato, agradeceu o convite para participar do evento, citando que “o trabalho do Inmetro é muito importante e devemos levar à população esse conhecimento”.

A chefe da Divisão de Cooperação Técnica Internacional do Inmetro, Gabrielle Cassol, falouque, apesar do projeto ter um orçamento pequeno, "quando se opta pela cooperação, todos os lados ganham muito”.

Ipem/PR - O diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem/PR, Shiniti Honda, falou sobre a Portaria que regulamenta a fiscalização de aparelhos que verificam a Umidade de Grãos, chamando a atenção para a necessidade de rever o artigo “que impede a verificação metrológica de alguns aparelhos em uso, até a sua obsolência”. O diretor Administrativo Financeiro do Ipem/PR, Rogério Moletta, agradeceu em nome de todos os funcionários do Ipem/PR a presença dos participantes.

Autoridades brasileiras se reúnem com dirigentes do INTN e fazem visita à Itaipu Binacional - Na sexta-feira. 8 de junho, o presidente Oliveira Filho acompanhou o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, o coordenador-geral, Jorge Cruz e Gabrielle Cassol, da Divisão de Cooperação Técnica Internacional, em reunião, em Foz do Iguaçu, com o Instituto Nacional de Tecnologia, Normatização e Metrologia - INTN, órgão do Governo do Paraguai, para discutir o projeto. Após a reunião, fizeram uma visita à Itaipu Binacional, do lado brasileiro, conhecendo as instalações da empresa.

Com informações do Ipem-PR.