.: Inmetro participa de Encontro de Unidades de Auditoria Interna do Mdic :.

Nos dias 6 e 7 de junho, foi realizado no auditório do INPI, no Rio de Janeiro, o Encontro das Unidades de Auditoria Interna das Entidades Vinculadas ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O evento foi uma iniciativa do chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MDIC, Cláudio Azevedo Costa, em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, e também contou com o apoio do Inmetro para sua realização.

Na abertura do evento, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, abordou a importância da auditoria para a gestão pública, com foco no aperfeiçoamento constante da governança, da gestão de riscos, do controle interno e da qualidade da utilização dos recursos públicos. Ele destacou a necessidade de otimizar ações em busca da redução dos erros.

Por sua vez, o presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, destacou a necessidade de ações preventivas por parte das unidades de auditoria, aliadas à atuação dos sistemas de controle em tempo real.

Presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, participa da abertura do Encontro das Unidades de Auditoria Interna das Entidades Vinculadas ao Mdic.

O secretário federal de Controle Interno do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Antônio Carlos Leonel, discutiu os reflexos do avanço tecnológico para as atividades de auditoria, permitindo a modernização do trabalho e uma atuação preventiva junto aos gestores. Segundo Leonel, esse novo referencial, em formato de consultoria, permitirá maior eficiência na aplicação de recursos. Em um cenário de restrição orçamentária, proporcionará a agregação de valor ao trabalho e, portanto, a melhoria no alcance de resultados.

No segundo dia de discussões, o corregedor do Mdic, Manoel Augusto da Fonseca, abordou a implantação do Programa de Integridade no setor público, como um conjunto integrado de medidas voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança institucional. Fonseca destacou ainda a importância do comprometimento da alta gestão como base para a efetividade do programa de integridade nas instituições.

Com informações do INPI.