.: Inmetro celebra o Dia Mundial da Metrologia com evento em Xerém :.

Nesta terça-feira, 22 de maio, o Inmetro realizou, no Campus de Laboratórios, em Xerém, evento em celebração ao Dia Mundial Da Metrologia. Este ano, o tema para as comemorações, lideradas mundialmente pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), é "Sistema Internacional de Unidades (SI): em constante evolução", uma referência à esperada revisão da definição de quatro das sete unidades de medida em que se baseia o SI.

Em novembro, espera-se a formalização, durante a 26ª reunião da Conferência Geral de Pesos e Medidas, da decisão que tornará efetivas as redefinições do kilograma*, do ampere, do kelvin e do mol.

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, abriu o encontro, parabenizando pesquisadores pela ocasião e enumerando 12 ações a serem executadas ou iniciadas pelo Instituto ainda este ano, entre elas a atuação das duas Unidades Básicas Fluviais de Fiscalização Metrológica da Amazônia, em parceria com o órgão delegado local (Ipem-AM), e pesquisas no campo da Metrologia Científica, em áreas como segurança cibernética (chaves criptográficas), metrologia de tempo e frequência e experimentos para realização da unidade de massa no novo SI.

“Hoje é uma data especial, não só por marcar o Dia Mundial da Metrologia, comemorado em 20 de maio, mas também pelo início das celebrações pelos 45 anos do Inmetro, que se completam em 11 de dezembro”, afirmou o presidente.

Presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, abriu o evento de comemoração pelo Dia Mundial da Metrologia, no Campus de Laboratórios, em Xerém.

Em seguida, o pesquisador Fábio Cascais, do Laboratório de Massa (Dimci/Dimec/Lamas) do Inmetro, apresentou a linha do tempo e detalhou os estudos que levaram à proposta de revisão da unidade de massa do SI, o kilograma. Chegará ao fim a era da definição do kilograma com base no protótipo de platina-irídio armazenado no BIPM: com a revisão, a unidade de massa passa a ser definida em termos da constante de Planck, uma das constantes da Física. O pesquisador informou ainda sobre as formas de realização e disseminação da unidade de massa e os impactos para laboratórios nacionais e acreditados com o estabelecimento do novo SI.

O pesquisador Fábio Cascais, do Inmetro, apresentou a linha do tempo e detalhou os estudos que levaram à proposta de revisão da unidade de massa do SI.

A apresentação seguinte, “O novo SI e o seu impacto na metrologia elétrica no Brasil", foi conduzida pelo pesquisador Regis Landim, do Laboratório de Metrologia Elétrica Quântica (Dimci/Diele/Lameq): "Com a redefinição das unidades do SI, estamos vivendo um momento histórico na Metrologia", afirmou.

Com a revisão, o ampere será fundamentado na carga do elétron e sua redefinição não afetará a grande maioria dos usuários de medições. O volt e o ohm serão definidos a partir da carga do elétron e da constante de Planck; o volt vai mudar cerca de 0,1 parte por milhão e o ohm mudará ainda menos.

Landim explicou, dentre outros aspectos, que o uso de constantes físicas fundamentais permitirá adotar o efeito Josephson e o efeito Hall Quântico para a realização stricto sensu das unidades de tensão e resistência elétrica do SI. No Inmetro, os programas (de computador) de calibração relacionados ao sistema de padronização primária de tensão (baseado no efeito Josephson) e ao de resistência (no efeito Hall Quântico) terão os valores de suas constantes atualizados, a fim de calibrar os seus padrões já adequados ao novo SI. Quanto à disseminação das unidades de tensão e resistência, ele também esclareceu os impactos para laboratórios nacionais e acreditados com o estabelecimento do novo SI.

O pesquisador Regis Landim, do Laboratório de Metrologia Elétrica Quântica (Dimci/Diele/Lameq), deu continuidade ao evento.

Na palestra "Impactos da redefinição das unidades de base do SI para as atividades de Metrologia Legal e para a sociedade brasileira", o diretor de Metrologia Legal, Raimundo Rezende, narrou os desafios para a Metrologia Legal face aos avanços tecnológicos da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas, por exemplo.

"Impactos da redefinição das unidades de base do SI para as atividades de Metrologia Legal e para a sociedade brasileira", palestra do diretor de Metrologia Legal, Raimundo Rezende.

Por fim, Humberto Brandi, diretor de Metrologia Científica e Tecnologia apresentou a palestra "A redefinição das unidades do SI", esmiuçando o histórico das mudanças no SI ao longo do tempo. O diretor reiterou que as redefinições serão baseadas em constantes físicas, estáveis e imutáveis (de acordo com as teorias científicas atuais): os novos métodos de medição usam fenômenos quânticos e fenômenos relativísticos como base para padrões de medidas fundamentais. Caso as novas definições das unidades do SI sejam formalizadas na reunião da CGPM em novembro deste ano, elas entrarão em vigor em 20/5/2019, no próximo Dia Mundial da Metrologia.

"Com a redefinição, espera-se chegar ao Sistema Internacional de Unidades com que a Humanidade sempre sonhou, baseado em constantes fundamentais da natureza: busca-se um SI universal, justo, imutável, perene”, reforçou Brandi.

O diretor de Metrologia Científica e Tecnologia, Humberto Brandi, apresentou a palestra "A redefinição das unidades do SI"

*o Inmetro utiliza a grafia com “k”, em harmonia com a abreviação “kg” e com os institutos de metrologia de todo o mundo; ou, temporariamente, quilograma, conforme Portaria Inmetro nº232, de 2012.