.: Inmetro quer oferecer doutorado em Nanobiossistemas :.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), junto com outras quatro instituições de ensino e pesquisa, está pleiteando a criação de um novo curso de pós-graduação em Nanobiossistemas. A proposta já foi submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e deve ser julgada até o final do ano.

Na última quinta-feira (15/03), cerca de 20 professores reuniram-se no campus de Xerém para discutir o trabalho e como será a interação entre as instituições envolvidas: Inmetro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Xerém, Faculdade de Farmácia da UFRJ, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Biomanguinhos) e Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

“A proposta de criação do doutorado está unindo cinco instituições com grande tradição. Precisamos fazer de forma muito responsável”, disse o pesquisador do Inmetro, Carlos Alberto Achete, um dos idealizadores da nova pós-graduação.

Se a criação do curso for, de fato, aprovada pela Capes no fim do ano, as aulas já terão início em 2019. A ideia é que elas aconteçam nas diversas instituições envolvidas, aproveitando as potencialidades e expertises de cada uma. “A gente espera que o aluno tenha essa visão multidisciplinar, consiga falar uma língua comum entre diversos campos do conhecimento”, explicou a pesquisadora da Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat), Joyce Araújo.

Durante a reunião, Joyce fez uma apresentação sobre as pesquisas realizadas pelo Inmetro no desenvolvimento de sensores de grafeno e polímeros de impressão molecular. Pela Dimat, também foram apresentados trabalhos relacionados a microscopia eletrônica aplicada a nanobiossistemas (Braúlio Archanjo), a espectroscopia Raman e aplicações na metrologia de materiais (Erlon Ferreira) e a metrologia e inovação em microscopia óptica de campo próximo (Thiago Vasconcelos).
Professores envolvidos no projeto reunidos no campus do Inmetro, em Xerém.