.: Prefeitura de Porto Alegre recebe capacitação para aprimorar sistema de iluminação pública :.

Nesta semana (5 a 8/03), cinco engenheiros da Prefeitura de Porto Alegre participaram de uma capacitação em fotometria e em regulamentação de luminárias LED oferecida pelo Inmetro e pelo Instituto Nacional de Metrologia alemão (PTB), no âmbito do projeto bilateral Apoio ao Fortalecimento da Infraestrutura da Qualidade para Energias Renováveis e Eficiência Energética.

Um dos objetivos do projeto é apoiar municípios selecionados a modernizarem seus sistemas de iluminação pública, por meio da utilização da tecnologia LED. A Prefeitura de Porto Alegre, que já tem um projeto de PPP para a área, apoiado pelo BNDES, é a primeira a ter seus técnicos capacitados, para que possam cumprir melhor seu papel de fiscalização nos projetos. A ideia é que, depois, eles se tornem multiplicadores do conhecimento para outras administrações municipais.

Nos dois primeiros dias de treinamento, os engenheiros tiveram um curso básico de fotometria, ministrado por integrantes da Divisão de Metrologia Óptica (Dimci/Diopt) do Inmetro. No terceiro dia, Leonardo Rocha, da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), e Augusto Lunelli Nunes, dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo/PURC-RS), falaram sobre aspectos da regulamentação técnica e metrológica e da avaliação da conformidade.

No último dia, os representantes da Prefeitura de Porto Alegre e do Inmetro participaram de uma atividade, conduzida por um consultor externo contratado pelo PTB, para definição de objetivos compartilhados e dos próximos passos do projeto.

Entre as atividades que serão realizadas está a elaboração de um guia prático baseado na experiência da capital do Rio Grande do Sul para ajudar outras prefeituras que desejem iniciar processos de modernização dos sistemas de iluminação pública. Também está sendo cogitada a inclusão de ensaios de driver no regulamento sobre lâmpadas LED e a formação de um grupo de prefeituras que estejam mais avançadas no tema, para formar uma base de conhecimento sobre o assunto.

Entre 2016 e 2019, o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) alemão vai investir 500 mil euros no projeto bilateral. Além do fortalecimento da Infraestrutura da Qualidade do Brasil, por meio do apoio aos municípios, a cooperação se dará em duas outras vertentes: nos processos de geração de energia (com o estabelecimento de referências para o setor fotovoltaico e rastreabilidade para as medições de vento) e de distribuição (a partir da instituição do controle metrológico de Unidades de Medição Fasorial, instrumentos que medem a qualidade da energia para controlar as cargas nas linhas).