.: Ipem Fortaleza realiza Operação Páscoa :.

O Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza (Ipem - Fort), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza, nesta terça (13/03) e quarta-feira (14/03), das 8h às 12h, a Operação Páscoa que tem por objetivo coletar e periciar produtos pré-medidos consumidos no período pascoal. A Operação, que vai acontecer nos maiores supermercados e chocolaterias da capital, vai analisar principalmente ovos de páscoa e os brindes que o acompanham. O Inmetro recomenda ainda que sejam verificados barras, coelhos, chocolates em pó, pescados, vinhos, colombas, queijos e quaisquer outros produtos com esta temática.

Depois de coletados, os produtos serão periciados quanto ao seu conteúdo nominal, no Laboratório de Pré-Medidos do Ipem. O conteúdo nominal se refere à parte do produto que será consumida, por exemplo: Nos ovos de páscoa, o peso declarado na embalagem deve corresponder ao peso do chocolate, excluindo-se qualquer embalagem e/ou brindes. No caso de pescado congelado, o peso deve corresponder apenas a sua massa, sem cobertura de gelo e embalagem. Para produtos em conserva, o comprador deve estar atento ao peso drenado, pois a salmoura não deve ser levada em consideração.

Outro item a ser checado são os brindes, quando anexados às embalagens, precisam conter todas as informações previstas, como prazo de validade, registro nos órgãos competentes e, no caso de brinquedos, a indicação da faixa etária a que se destinam, acompanhada do selo de conformidade do Inmetro, que garante a qualidade do brinquedo e a segurança das crianças.

Denúncias podem ser registradas por meio da Ouvidoria do Ipem-Fort, telefone 0800 2801526, e-mail: ouvidoria.ipem@fortaleza.ce.gov.br e http://inmetro.gov.br/ouvidoria/index.asp.