.: Inmetro firma termo de compromisso com cooperativas de catadores para doação de resíduos recicláveis :.

Todos os meses, cerca de uma tonelada de resíduos recicláveis são gerados nas unidades do Inmetro no Rio Comprido e em Xerém. Na última semana, o instituto firmou Termos de Compromisso com duas cooperativas de catadores que passarão a receber o material para separá-lo e vendê-lo a indústrias de reciclagem.

A doação dos materiais reciclados gerados em órgãos da Administração Pública Federal a cooperativas de catadores devidamente habilitadas está prevista no Decreto Presidencial nº 5.940/2006, que tem com finalidade combinar a redução de impactos ambientais com geração de renda e inclusão social.

Após cumprir todas as exigências do decreto – criação da Comissão para Coleta Seletiva Solidária (Portaria nº203/2017), publicação do Edital de Chamamento Público, análise de documentação e sorteio –, duas cooperativas foram habilitadas para firmar Termo de Compromisso com o Inmetro: a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis do Polo de Reciclagem do Jardim Gramacho (Coopercamjg) e a Cooperativa de Trabalho de Catadores Nova Era de Material Reciclável (Cooper Nova Era).

Materiais descartáveis são colocados em caminhão baú alugado pela cooperativa

Elas passam a receber os resíduos recicláveis que são gerados no Instituto, como papel, papelão, plástico, entre outros. O assessor da Diretoria de Administração e Finanças, Gilberto Schittini, associa os benefícios da coleta para o meio ambiente com o fomento da economia. “Assim, combina-se a redução do volume de lixo destinado aos aterros sanitários, aumentando a sua vida útil, com a geração de renda para os trabalhadores”, falou.

Catadora Ana Paula carrega caixa que será vendida para indústrias de reciclagem

Após a coleta, esses materiais são separados e vendidos para indústrias de reciclagem e as cooperativas utilizam a logística reversa – um conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta –, como informou a catadora Ana Paula Serafim. “Nós descarregamos o caminhão e os nossos colegas cooperados fazem a separação do que é plástico fino ou grosso, papel e material ferroso. Feito isso, nós vendemos para as indústrias e a cooperativa suprime as despesas logísticas como combustível, ajudante e motorista”, explicou.

O diretor de Administração e Finanças do Inmetro, Alex Assis, lembrou que é papel do Inmetro buscar benefícios para a sociedade. “Nós trabalhamos numa instituição que executa serviços focados em excelência e isso se faz com melhorias sustentáveis, que geram condições de renda para o cidadão”, concluiu.