.: Ipem-MG comemora 50 anos de servišos prestados Ó sociedade :.

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM/MG) iniciou as comemorações dos 50 anos de existência nesta manhã (27/11), na sede do Instituto, em Contagem, com a presença de diversas autoridades, como do presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo.

“Sinto-me muito honrado por esse momento do Ipem-MG coincidir com a minha gestão à frente do Instituto de Metrologia e Qualidade. Nos últimos 30 meses, tenho a certeza que os desafios que nos foram dados, foram atendidos”, destacou o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette.

Durante as comemorações na parte manhã, os servidores participaram do Culto Ecumênico, do lançamento do selo dos correios que será utilizado nas correspondências do Instituto e da inauguração da galeria de Ex-Dirigentes Máximos do Ipem-MG.

Desde a sua criação, o Ipem-MG busca garantir a melhoria da qualidade de vida do cidadão, especialmente nas áreas da saúde, segurança, meio ambiente e defesa da sociedade. Para isso, periodicamente, os fiscais do Instituto vão às ruas verificar e fiscalizar diversos produtos e serviços, como brinquedos, balanças, radares, bafômetros, tacógrafos (cronotacógrafos), veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis e ácidos), taxímetros, produtos embalados e medidos sem a presença do consumidor (pré-embalados), medidores de pressão arterial (esfigmomanômetro) e postos de combustíveis.

O Instituto é o órgão oficial do Estado que garante ao cidadão que, ao comprar 1 kg de arroz ou um litro de gasolina, o consumidor realmente levará essa quantidade de produto, bem como assegura que o brinquedo não foi produzido com tintas ou metais nocivos à saúde. Conforme esclarece Fernando Sette, “O trabalho do Instituto está presente 24 horas por dia na vida da sociedade, ou seja, desde o momento que levantamos até a hora de dormir”.

História de credibilidade

Criado por meio da Lei Estadual nº. 4.657, de 27 de novembro de 1967, o Ipem-MG é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que executa as atividades de competência nas áreas de Metrologia Legal e Qualidade de Bens e Serviços, no âmbito do Estado de Minas Gerais, mediante convênios pactuados. O órgão está vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes-MG). Até 2010, o órgão era chamado de Instituto de Pesos e Medidas, mas teve seu nome alterado em 2011, com a finalidade de referenciar a área da Avaliação da Conformidade (Qualidade), que também faz parte da política pública executada pelo Instituto.

Logo que foi inaugurado, a sede do Instituto funcionava em Belo Horizonte, na Avenida Olegário Maciel, nº 600, no bairro de Lourdes, próximo ao shopping Diamond Mall. Por volta de 1970, a sede do Instituto foi transferida para a Rua Jacuí, nº 3.921, onde hoje funciona a unidade regional do Ipem-MG Belo Horizonte. A mudança para Contagem aconteceu somente em outubro de 1980, com a construção da sede, no terreno doado pela prefeitura de Contagem, após cerca de três anos de obras.

Para cumprir sua missão – “Trabalhar decisivamente em metrologia e fiscalização, acompanhando o avanço tecnológico para a melhoria da qualidade de vida da população, em especial nas áreas da saúde, segurança, meio ambiente e defesa do consumidor” – o Ipem-MG desenvolve intenso trabalho de verificação e fiscalização nos 853 municípios do Estado mineiro. Por isso, conta com mais 13 unidades regionais: Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Passos, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Segundo Fernando Sette, anualmente e mensalmente são traçadas metas das políticas públicas de metrologia e qualidade para que o planejamento seja realizado com mais eficiência, eficácia e transparência.

“O Instituto é um aliado dos mineiros, que apresenta respostas a partir de denúncias que chegam às suas unidades. Tudo isso contribui para diminuir prejuízos e melhorar as relações de consumo”, destaca o diretor-geral.

Novo canal de Ouvidoria

Em julho de 2016, o Ipem-MG lançou o Novo Portal de Ouvidoria. Além do telefone 08000 335 335, o cidadão tem a opção de registrar as manifestações - denúncias, reclamações, críticas, dúvidas, solicitações de serviço, sugestões ou elogios – diretamente no site do Ipem-MG, por meio do formulário fale conosco, ao acessar a página http://www.ipem.mg.gov.br/fale-conosco.

A criação do novo sistema permitiu uma melhora expressiva no recebimento e tratamento das manifestações recebidas, pois o processo é totalmente automatizado. O diretor-geral explica que ao registrar a demanda, o cidadão tem a opção de escrever com suas próprias palavras o seu relato, além de possuir no sistema a opção de não se identificar. Na sequência, recebe o número de protocolo, e a demanda é automaticamente encaminhada pela Ouvidoria aos seus responsáveis para que, dessa forma, sejam tomadas as providências cabíveis.

Cabe destacar que a nova ferramenta permitiu um aumento no registro de reclamações em 92,2%, em relação ao ano de 2015. Considerando de julho a dezembro de 2016, período em que o novo sistema entrou em funcionamento, as denúncias representaram 146,5% de todo o ano de 2015. Ou seja, desde que o serviço foi habilitado, os registros recebidos superam o total de manifestações de todo o ano de 2015.

Comemorações

Na noite do dia 27/01, às 20 h, o Ipem-MG será homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). A solenidade contará com a presença de autoridades, servidores e colaboradores, e terá a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda Bios, grupo musical do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.

Fonte: Ipem-MG/Assessoria de Comunicação