.: Brasil e Paraguai desenvolvem cooperação nas áreas de metrologia legal e avaliação da conformidade :.

Entre os dias 25 e 29 de setembro, o diretor de Metrologia Legal, Raimundo Rezende, o chefe da Divisão de Cooperação Técnica Internacional (Dicoi), José Joaquim Vinge e a chefe substituta da Dicoi, Gabrielle Cassol, participaram da I Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Paraguai. A participação aconteceu a convite da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que integra a estrutura do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O objetivo é desenvolver projetos bilaterais, financiados pela ABC, para fortalecimento da metrologia legal e da regulamentação técnica como instrumentos de apoio às exportações.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraguai, em Assunção. Além do Inmetro, participaram representantes de diferentes instituições brasileiras como a Polícia Federal, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-PE). “Foram desenvolvidos pelos especialistas do Inmetro e do INTN (Instituto Nacional de Tecnologia, Normalização e Metrologia, do Paraguai) dois projetos conjuntos nas áreas de metrologia legal, regulamentação técnica e normalização. A missão foi um sucesso, com elaboração de projetos exequíveis e acessíveis”, avaliou Raimundo Rezende. A previsão da ABC é que os projetos se iniciem no ano de 2018 e tenham duração de 2 anos.

A diretora-geral do INTN, Lilian Martínez de Alonso, lembrou que o Inmetro e o Instituto paraguaio têm muitos pontos em comum, sendo as instituições responsáveis pela Metrologia em seus respectivos países, e mantém uma relação de cooperação há vários anos.

Os representantes do Inmetro também participaram de uma visita ao INTN e da abertura de um seminário de trabalhos científicos escolares. Os projetos apresentados foram selecionados em um concurso de Ciência e Tecnologia, em que José Joaquim Vinge foi um dos jurados internacionais. Os vencedores foram premiados com uma visita técnica aos laboratórios do Inmetro, que acontecerá em dezembro deste ano.