.: Inmetro oferece programa de acreditação para certificação de sistemas de gestão antissuborno :.

O Inmetro, por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), está oferecendo o novo serviço de acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão (ABNT NBR ISO/IEC 17021) que avaliam a conformidade de sistemas de gestão antissuborno (ABNT NBR ISO 37001:2017).

Depois da promulgação da Lei 12.846/13 (a chamada Lei Anticorrupção), tornou-se muito mais frequente que empresas envolvidas em corrupção sejam punidas com maior rigor. De um lado, a nova lei tornou mais simples responsabilizar empresas, e, de outro, agravou significativamente as penalidades aplicáveis.

Essas condições tornaram a prática de suborno por parte de funcionários, ainda que sem o consentimento da alta direção, uma ameaça real à sobrevivência das organizações. Para minimizar esse risco, muitas empresas vêm implantando sistemas de gestão antissuborno. Por meio deles, a organização fomenta uma cultura de integridade; facilita e estimula a denunciação anônima; e estabelece procedimentos para identificar riscos e prevenir, investigar sistematicamente e punir práticas de suborno.

Com o objetivo de demonstrar às partes interessadas a conformidade de seu sistema com requisitos de normas internacionais, algumas empresas têm buscado a certificação. A partir de agora, os organismos que certificam os sistemas dessas companhias poderão buscar a acreditação junto ao Inmetro, tendo por base a referida norma de sistemas de gestão antissuborno.

Informações detalhadas sobre os passos para obter a acreditação desse serviço podem ser obtidas na página http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_oc_sg.asp