.: Inmetro oferece programa de acreditação para ensaios de vidros de segurança para o setor automotivo :.

O Inmetro, por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), está oferecendo novos serviços de ensaios a laboratórios, que contribuirão para ampliar a segurança, a confiabilidade e a qualidade de vidros de segurança para o setor automotivo.

Os ensaios em vidros de segurança laminados para para-brisa e vidros de segurança temperados para veículos rodoviários automotores estão vinculados à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. São testes mecânicos e ópticos que visam a atender aos Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro para esses produtos de interesse do setor automotivo, aprovados pelas Portarias Inmetro 156 e 157/2009, em atendimento à Resolução número 254/2007 do Contran.

No Brasil, os requisitos para os vidros de segurança determinam que os vidros laterais e o traseiro dos veículos sejam pelo menos temperados. Ao ser quebrado, esse tipo de vidro produz estilhaços arredondados, o que eleva a segurança e, em caso de acidente, previne que os passageiros se firam com gravidade. A mesma resolução obriga, no para-brisa, o uso de vidro laminado, constituído por duas camadas de vidro entremeadas por uma película especial. Com a laminação, após um choque frontal, o para-brisa mantém a unidade mesmo ao se quebrar, o que evita a propagação de estilhaços.

Informações detalhadas sobre os passos para obter a acreditação desses serviços podem ser obtidas na página http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_lab.asp