.: Inmetro divulga resultado da operação especial de fiscalização “Mãos à Obra” :.

No período entre 7 e 11 de agosto, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou uma operação especial de fiscalização, denominada “Mãos à Obra”, focada em equipamentos de proteção individual, os chamados “EPI”. A operação foi direcionada aos EPI sujeitos à certificação compulsória e que, consequentemente, devem ostentar o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro. Esses produtos são utilizados visando à prevenção de acidentes pessoais, diminuindo os riscos associados à saúde e à segurança do usuário durante a execução de determinadas atividades.

Os produtos fiscalizados na operação “Mãos à Obra” foram: Capacete de Segurança para Uso na Indústria, Luvas Isolantes de Borracha, Peça Semifacial Filtrante para Partículas, Cinturão de Segurança, Dispositivo Trava-Queda e Talabarte de Segurança. Os agentes fiscais realizaram no período 1.136 ações de fiscalização em que foram verificados 156.006 produtos e, destes, apenas 0,25% apresentaram algum tipo de irregularidade.

Os baixos índices de irregularidades indicam que a maioria dos EPI disponíveis no mercado já está certificada de acordo com os requisitos técnicos impostos pela regulamentação federal. Foram observadas irregularidades apenas nos Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e Tocantins.