.: Novo Sistema de Ouvidoria do Ipem-MG é apresentado em encontro internacional de participação e democracia :.

O Novo Sistema de Ouvidoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) foi um dos temas do III Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP), sediado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, no dia 2 de junho. O artigo intitulado “Inovação na escuta a sociedade: o caso da ouvidoria do Ipem-MG” busca apresentar o processo de criação da nova plataforma para o funcionamento da Ouvidoria do Instituto e seus resultados no atendimento ao cidadão.

Conforme abordado no artigo, a criação do Novo Sistema de Ouvidoria permitiu uma melhora expressiva no recebimento e tratamento das manifestações recebidas, pois o processo passou a ser totalmente automatizado.

O diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, explica que, ao registrar a demanda, o cidadão tem a opção de escrever com suas próprias palavras seu relato, além de possuir a opção de não se identificar. Na sequência, ele recebe o número de protocolo e a demanda é automaticamente encaminhada pela Ouvidoria aos responsáveis, para que sejam tomadas as providências cabíveis. “Por meio da nova ferramenta de registro de demandas, a Ouvidoria obteve um aumento de 111,7%, no comparativo de julho, mês em que o sistema entrou em funcionamento, até novembro de 2016, fazendo com a demanda na nova forma de prestação do serviço de Ouvidoria, no período de cinco meses, superasse o total de manifestações registradas durante todo o ano de 2015”, destaca.

Ainda segundo Sette, o artigo ressalta que um dos catalisadores do aumento das demandas da Ouvidoria é sua divulgação na ação de disseminação de conhecimentos em metrologia legal, qualidade e consumo seguro, prevista no Plano Plurianual do Ipem-MG, viabilizada pela construção de parcerias com instituições de ensino e organizações do mercado.

Para isso, o novo canal da Ouvidoria foi apresentado em meio impresso e virtual, em aulas e visitas técnicas realizadas com alunos de cursos técnicos e graduações, bem como em palestras e capacitações aos empresários, gerentes e profissionais dos setores supermercadistas e de revenda de combustíveis de Belo Horizonte e nas cidades pólo do Estado, como Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

Encontro internacional

O III Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP) tem periodicidade bianual e visa a dar continuidade a esforços acadêmicos voltados à consolidação do campo de estudos sobre a participação política em suas diversas modalidades - associativismo, protestos, movimentos sociais, canais institucionais extraparlamentares, eleitorais - e sua relação com as políticas públicas e o aprofundamento da democracia.