.: Presidente do Inmetro ministra aula inaugural do curso de Mestrado Profissional :.

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, foi o palestrante da aula inaugural do Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade, que aconteceu na última segunda-feira (13/03), no campus de Xerém.

O presidente deu um panorama da criação do curso de pós-graduação no Inmetro, que começou em 2009, e reforçou a importância das iniciativas de educação e de qualificação de pessoal para o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica do país.

De acordo com Azevedo, há um plano de que seja iniciada uma turma especial do mestrado profissional em agosto, composta por estudantes da América Latina e de países de língua portuguesa. “Estou tentando viabilizar bolsas de estudo. Vai ser muito importante para que o Brasil exerça influência na região”, explicou.
Turma do curso de Mestrado Profissional 2017 tem aula inaugural com o presidente do Inmetro.

A ideia, de acordo com o presidente, é que os cursos de pós-graduação do Inmetro sejam integrados em uma Escola de Governo, o que possibilitará o desenvolvimento de outros cursos técnicos e de graduação. Ele também falou de dois grandes projetos para a autarquia: a criação de um instituto de segurança cibernética e a transformação do campus em um piloto de cidade inteligente.

O presidente do Inmetro explicou a relação intrínseca entre metrologia e qualidade e como a articulação internacional permeia todas as atividades do Instituto. “Para fazer metrologia de alto nível, tem que fazer pesquisa, estar na fronteira do conhecimento. Não há desenvolvimento sem ciência, tecnologia e inovação”, concluiu.

Depois da palestra, o coordenador do Mestrado Profissional, Luiz Fernando Rust, conversou com os alunos sobre questões como histórico do curso, indicadores, visão, estruturação da pós-graduação e do mestrado do Inmetro, áreas de atuação e organização do curso.