.: Brasil e Argentina definem ações para fortalecer comércio bilateral :.

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina, Javier Ibañez, e o subsecretário de Comércio Interior da Argentina, Javier Tixado, reuniram-se em Brasília, na última segunda-feira (30/01), para traçar linhas de ação conjuntas em metrologia e em cooperação regulatória, visando à redução de prazos e de custos no comércio bilateral.

O encontro aconteceu durante a III Reunião da Comissão Bilateral de Produção e Comércio, em que as delegações brasileira e argentina elaboraram propostas e assumiram o compromisso de reduzir os obstáculos ao incremento comercial entre os países. As reuniões foram lideradas pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e pelo ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera.

O Inmetro e o Inti identificaram setores em que há grande potencial de cooperação para geração de resultados práticos ao comércio.

No setor de alimentos, está prevista uma cooperação institucional em certificação, com ênfase em metrologia química e biometrologia. Para monitorar a qualidade de produtos alimentícios e biomédicos, haverá cooperação para pesquisa, desenvolvimento e caracterização metrológica de sensores termodinâmicos (temperatura, umidade e pressão). O Inmetro também disponibilizará ao Inti informações constantes no Sistema Alerta Exportador, para auxiliar na superação de barreiras técnicas ao comércio.

Representantes do Inmetro e do Inti estabelecem ações de cooperação para fortalecer o comércio entre Brasil e Argentina.

Também ficou acordada a transferência de tecnologia pro reconhecimento mútuo dos programas de etiquetagem veicular. No ano passado, os automóveis de passageiros representaram 25% do total das exportações brasileiras para a Argentina e 16% dos produtos que as empresas argentinas venderam para o Brasil.

Os países também pretendem aprimorar a cooperação acadêmica, por meio do desenvolvimento de programa para utilização de laboratórios multiusuários por pesquisadores de ambas instituições e da oferta de vagas, com bolsas, nos cursos de pós-graduação do Inmetro para estudantes argentinos.

Também estão previstas a revitalização dos trabalhos do Grupo de Integração Produtiva do Mercosul (GIP), para fortalecer a complementariedade da cadeia produtiva do Brasil e da Argentina, e a troca de experiências entre o Inmetro e o Inti na área de simplificação administrativa e burocrática.

As atividades do plano de trabalho serão monitoradas bimestralmente, por meio de vídeo e teleconferências ou de reuniões presenciais.