.: Equipe de Gestão Ambiental busca regeneração de Área de Preservação Permanente do campus de Xerém :.

A equipe de parques e jardins está seguindo novos procedimentos para cuidar do terreno que segue ao longo do rio Saracuruna, no campus de Xerém. O objetivo é permitir o processo de regeneração natural da área, até o restabelecimento da vegetação nativa.

De acordo com o servidor Luiz Roberto Mayr, da equipe de Gestão Ambiental do Inmetro, estão sendo alterados procedimentos de manutenção em Áreas de Preservação Permanente (APP), de maneira a cumprir a Lei nº 12.651, de 25 de maio 2012, que obriga o proprietário, possuidor ou ocupante desses espaços a promover a sua recomposição.

Processo de regeneração natural às margens do Rio Saracuruna, no campus do Inmetro.

“Está sendo permitido o processo de regeneração natural, para que a própria natureza possa recuperar as funções desta área de Mata Atlântica, preservando os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade”, explicou. A regeneração também facilita o fluxo gênico da fauna e da flora, protegendo o solo e assegurando o bem-estar das populações humanas.

Em breve, este procedimento também será adotado ao longo do canal Mato Grosso e do rio Santo Antônio, atendendo a legislação e permitindo a ligação entre os fragmentos de floresta e o remanescente de Mata Atlântica no campus de Xerém.

Visão aérea do campus de laboratórios do Inmetro, em Xerém.