.: Brasil e Alemanha discutem cooperação na área de Infraestrutura da Qualidade :.

Nesta quinta-feira (15.12), o Inmetro recebeu uma delegação da Alemanha, formada por integrantes do Ministério Federal da Economia e da Energia (BMWi) e da Agência Alemã de Cooperação (GIZ). O objetivo foi discutir uma proposta de cooperação entre os dois países na área de Infraestrutura da Qualidade e identificar pontos de sinergia que possam ser trabalhados conjuntamente.

De acordo com presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, a cooperação internacional é fundamental para o desenvolvimento comercial e industrial do Brasil. “A convergência regulatória é cada vez mais forte no mundo e países que não se desenvolverem nessa área certamente terão problemas comerciais”, afirmou.

O subsecretário para Normatização, Padronização e Segurança do BMWi, Helge Engelhard, destacou a importância de se estabelecer bases para cooperação de longo prazo com o Inmetro, uma marca reconhecida não só no Brasil como na Alemanha.

Para o subsecretário, o desafio, hoje, é estabelecer como lidar, simultaneamente, com a economia antiga – das máquinas e instrumentos – e com a nova economia – digital, de serviços. “Para o desenvolvimento da indústria 4.0, estão acontecendo coisas novas e precisamos de novos padrões, de normas, de avaliação da conformidade”, exemplificou. Ele ressaltou que é importante estabelecer uma base regulatória sem dificultar, no entanto, o desenvolvimento da indústria.

O projeto proposto pela agência alemã de cooperação é baseado em outros dois já realizados pelo país em parceria com a China e com a Índia. O principal objetivo é criar uma plataforma de diálogo sobre temas de interesse mútuo sobre barreiras técnicas ao comércio, reforçando o intercâmbio econômico entre Brasil e Alemanha. “A ideia é partirmos das necessidades da indústria, dos stakeholders, e inseri-las no plano político. A infraestrutura da qualidade pode contribuir para o bom comércio”, falou o diretor de Projeto da Plataforma Global Infraestrutura da Qualidade da GIZ, Jörg Binding.

Além do presidente Azevedo, participaram da reunião, pelo Inmetro, os diretores de Metrologia Legal, Raimundo Rezende, de Avaliação da Conformidade, Annalina Camboim e de Metrologia Científica e Industrial, Humberto Brandi; o coordenador-geral de Acreditação, Marcos Aurélio de Oliveira; o chefe da Divisão de Cooperação Técnica Internacional, José Vinge e os pesquisadores Frederico Marinho, Eduardo Gadret e Juan Sanchez.