.: Ipem-MG garante há 49 anos a melhoria da qualidade de vida do cidadão mineiro :.

No dia 27 de novembro, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) comemorou 49 anos de fundação. Até 2010, o órgão era chamado de Instituto de Pesos e Medidas, mas teve seu nome alterado em 2011, com a finalidade de referenciar a área da Avaliação da Conformidade (Qualidade), que também faz parte da política pública executada pelo Instituto.

Desde a sua criação, o Ipem-MG busca garantir a melhoria da qualidade de vida do cidadão, especialmente nas áreas da saúde, segurança, meio ambiente e defesa da sociedade. Para isso, realiza a verificação e a fiscalização de diversos produtos e serviços, como brinquedos, balanças, radares, bafômetros, cronotacógrafos, veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos), taxímetros, produtos embalados e medidos sem a presença do consumidor (pré-medidos), medidores de pressão arterial (esfigmomanômetros), entre outros.

O Instituto é o órgão oficial do Estado que garante ao cidadão que, ao comprar 1kg de feijão ou um litro de combustível, o consumidor realmente levará essa quantidade de produto, bem como assegura que brinquedos não foram produzidos com tintas ou metais nocivos à saúde. “O trabalho do Instituto está presente 24 horas por dia na vida da sociedade, ou seja, desde o momento que levantamos até a hora de dormir”, afirma o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette.

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes-MG) e órgão delegado do Inmetro em Minas Gerais.

Além da sede em Contagem, o instituto conta com 13 unidades regionais: Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Passos, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginha. Portanto, está presente em todos os Territórios de Desenvolvimento do Governo de Minas Gerais.

Novo canal de Ouvidoria

Em julho deste ano, o Ipem-MG lançou o Novo Portal de Ouvidoria. Além do telefone 08000 335 335, o cidadão tem a opção de registrar as manifestações - denúncias, reclamações, críticas, dúvidas, solicitações de serviço, sugestões ou elogios – diretamente no site do Ipem-MG, por meio do fale conosco, ao acessar a página http://www.ipem.mg.gov.br/fale-conosco.

De acordo com Sette, a criação do novo sistema permitiu uma melhora expressiva no recebimento e tratamento das manifestações recebidas, pois o processo é totalmente automatizado. O diretor-geral explica que, ao registrar a demanda, o cidadão tem a opção de escrever com suas próprias palavras o seu relato, além de possuir no sistema a opção de não se identificar. Na sequência, recebe o número de protocolo e a demanda é automaticamente encaminhada pela Ouvidoria aos seus responsáveis, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Cabe destacar que a nova ferramenta permitiu um crescimento de 57,8% no número de manifestações recebidas até outubro de 2016, em relação ao ano de 2015. No comparativo de julho, mês em que o sistema entrou em funcionamento, até novembro de 2016, houve um aumento de 111,7% de demandas recebidas, ou seja, desde que o serviço foi habilitado, os registros recebidos superam o total de manifestações registradas durante todo o ano de 2015.