.: Presidente do Inmetro vai aos EUA discutir oportunidades de cooperação para a indústria :.

Entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, o presidente do Inmetro,Carlos Augusto de Azevedo, estará em Washington (EUA) para participar do workshopTechnical standards and conformity assessment systems in Brazil and United States: opportunities for cooperation for the electronics & electrical industry”.

O evento, realizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), tem como objetivo promover as exportações brasileiras de produtos elétricos e eletrônicos.

Durante o workshop, o Inmetro irá presentar os processos de avaliação da conformidade realizados no Brasil e entidades do governo norte americano farão a apresentação do sistema daquele país. A participação do Instituto tem como finalidade mostrar, de forma estruturada e qualificada, a robustez e o reconhecimento internacional do sistema de regulamentação técnica e de avaliação da conformidade brasileiro para produtos elétricos e eletrônicos. Ao final, serão exploradas possibilidades de cooperação e acordos bilaterais envolvendo este setor.

A delegação do Inmetro, que, além do presidente Azevedo, será composta pelo diretor de Acreditação, Marcos Aurélio de Oliveira, pelo chefe da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas, Diego Pizetta, e pela assessora de Medidas Regulatórias, Maria Luiza Martins, aproveitará a viagem para realizar reuniões com o National Institute of Standards and Technology (NIST), com a U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC) e com o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sérgio Amaral. No NIST e na CPSC, organizações com as quais o Inmetro possui intenso trabalho de cooperação, a agenda inclui apresentações, discussões técnicas e visitas a laboratórios.