.: Inmetro recebe visita de representantes do instituto de metrologia da Alemanha :.

Nesta semana, o Inmetro recebeu o coordenador de projetos do PTB (órgão congênere ao Instituto na Alemanha), Reinhard Schiel, e a analista Jördis Janda. Eles se encontraram com o presidente Carlos Augusto de Azevedo e realizaram visitas técnicas aos laboratórios da Divisão de Metrologia Óptica (Diopt), da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dquim) e à coordenação da área de metrologia no projeto (Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia), em Xerém.

O objetivo da reunião com o presidente foi apresentar o projeto “Fortalecimento da Infraestrutura de Qualidade para a Eficiência Energética de Artefatos Eletrodomésticos”, firmado em 2014 entre a Alemanha, por meio do PTB, e o Mercosul, representado por integrantes do Subgrupo de Trabalho nº3 – “Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade”, liderado, no Brasil, pela Coordenação-Geral de Articulação Internacional do Inmetro, com a participação de técnicos da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) e da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre).

O projeto tem como objetivo fortalecer a infraestrutura da Eficiência Energética no Mercosul, a partir da troca de experiências e da realização de atividades de capacitação e seminários entre os Estados Partes: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Ele está focado em cinco grupos de eletrodomésticos: aparelhos de ar-condicionado, aquecedores elétricos de água, lâmpadas, lavadoras de roupas e refrigeradores.

“Há mercados com situações muito distintas – o Brasil, com 200 milhões de habitantes, e o Uruguai, com 3 milhões, por exemplo – e todos podem ganhar com a experiência”, afirmou Schiel, ressaltando o papel de destaque do Inmetro na América Latina.

Para 2017, estão previstas capacitações nas áreas de regulamentação técnica, mecanismos e práticas para conscientização de consumidores em matéria de eficiência energética e de medições da eficiência energética de aparelhos de ar condicionados e lâmpadas LED. As capacitações serão ministradas pelo Inmetro e seus parceiros.
O coordenador de projetos do PTB falou, ainda, sobre a importância de trabalhar a vocação de cada país.
“Eficiência também significa distribuir bem a cadeia entre os membros de uma comunidade. Fortalecer a indústria de aparatos no Brasil não significa que a do Paraguai ´vá abaixo´, porque lá tem outras fortalezas”, exemplificou.
Para o presidente Azevedo, é fundamental avançar na questão da metrologia e da qualidade, para que possa ser aproveitada a infraestrutura de cada país, em um modelo de produção descentralizado e mais barato. “Se o Mercosul quiser se colocar perante o mundo, vai ter que fazer isso e precisa ter padrão”, afirmou.

De acordo com o presidente, está sendo desenvolvida uma proposta de reconhecimento mútuo do processo de etiquetagem de alguns segmentos de produtos entre Brasil e Argentina, para facilitar o comércio entre os países.

Também participaram da reunião a diretora de Avaliação da Conformidade, Annalina Camboim, o coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Cruz, e servidores das duas áreas.