.: Inmetro promove atividades variadas durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia :.

Palestras, sessões de filmes, visitas, mesas redondas e artigos científicos. Tudo isso fez parte da programação realizada no campus de laboratórios de Xerém, nos dias 19 e 20 de outubro, para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016. Nesse ano, o evento, promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), teve como tema “Ciência alimentando o Brasil”.
A programação começou com uma visita de cerca de 50 alunos dos colégios estaduais Santo Antônio e Círculo Operário, de Duque de Caxias (RJ), à galeria do Museu do Inmetro e ao Metromóvel.

Metromóvel ficou aberto à visitação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em seguida, houve a estreia da Mostra Ver Ciência 2016, com a exibição de quatro vídeos relacionados a restrições alimentares, ao uso de agrotóxicos, a boas práticas na fabricação de alimentos e a pesquisas científicas relacionadas à biologia do solo. A Mostra é realizada com o apoio da Petrobrás e do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia do MCTIC, a partir de uma parceria estabelecida há dois anos com o curador nacional do projeto, José Renato Monteiro.

O primeiro dia de atividades terminou com uma palestra do servidor da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), Rafael Vaz, com o tema “História das medições: algumas anedotas e uma reflexão”.

A atividade preferida do dia variou entre os alunos, como se pode imaginar. Para as estudantes do Colégio Estadual Círculo Operário e do Curso Técnico em Metrologia do Inmetro, Jullyana da Silva, 17 anos, e Mylena Kathleen, 18 anos, a melhor parte foi a última palestra do dia. Já o aluno do Curso Técnico em Biotecnologia, André Filho, de 17 anos, gostou mais do vídeo sobre nutrição.

Os três concordam, no entanto, que atividades fora da sala de aula contribuem para o aprendizado. “Tira um pouco da monotonia e é muito legal quando a gente consegue associar o que estão falando ao que a gente já aprendeu”, sintetiza Jullyana.

Alunos da rede estadual participam da programação da SNCT 2016.

Feira de Ciências e Mesa Redonda

Na manhã do dia 20 de outubro, foram realizados a Feira de Ciências e Tecnologia Petrobras e encontros científicos dos cursos técnicos em Metrologia e Biotecnologia. Houve palestras com profissionais dos setores de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis e apresentação de artigos científicos dos alunos dos cursos técnicos.

À tarde, aconteceu uma mesa redonda com o tema “Ciência e alimentação: as interfaces entre pesquisa, nutrição e gastronomia”. Mediada pelo servidor da Dimci, Erlon Ferreira, o debate contou com a participação da pesquisadora da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav), Danielle Cavalcanti, da pesquisadora da Divisão de Metrologia Química da Dimci, Janaína Rodrigues, e do especialista em Agrobiologia e Nutrição de Plantas da Embrapa, Segundo Urquiaga.

Entre vários outros assuntos, foram discutidos temas como segurança alimentar, demanda por alimentos no mundo e o papel do Brasil como grande exportador, biocombustíveis, probióticos, segurança nas medições, uso de defensivos agrícolas, qualidade da água e alimentos transgênicos.