.: Presidente do Inmetro recebe homenagem da Comissão Nacional de Energia Nuclear :.

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, foi uma das personalidades homenageadas na última segunda-feira (10.10), durante a comemoração do 60º aniversário da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O evento contou com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, do ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general de Exército Sergio Etchegoyen, e do presidente da CNEN, Renato Cotta.

Azevedo foi uma das seis pessoas que receberam a Medalha Carneiro Felippe, entregue anualmente, desde 1972, a personalidades que se destacam pelo trabalho científico e tecnológico e pela contribuição ao desenvolvimento de aplicações pacíficas da energia nuclear.

Presidente do Inmetro recebe Medalha Carneiro Felippe

Para o presidente, o recebimento da medalha representa a valorização de um trabalho que vem sendo desenvolvido há bastante tempo. “Há muitos anos batalhamos para que seja feito o reconhecimento da energia nuclear como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Os desenvolvimentos nuclear, espacial e cibernético formam um tripé que indicam a maioridade tecnológica de um país”, afirmou.

Durante o evento, também foi entregue o Prêmio Octacílio Cunha, que homenageia instituições que contribuem para o progresso da energia nuclear para o bem da sociedade brasileira. Nesse ano, o Prêmio, que recebe o nome do primeiro presidente da CNEN, foi concedido ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, à Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular, à Amazul e à Agência Internacional de Energia Atômica.