.: Servidores apresentam artigo em universidade de Juiz de Fora :.

Um estudo sobre metrologia legal, realizado por servidores do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), foi apresentado no VII Encontro de Administração Política, que aconteceu na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata mineira, no final de agosto.

Com o título “Metrologia Legal e assimetrias de informação”, o estudo conduzido pelos gerentes das regionais de Pouso Alegre, Marcelo Scalioni, e de Varginha, Karina Scatolino, concluiu que a metrologia vem se tornando cada vez mais importante para a sociedade, uma vez que ela proporciona mais transparência nas relações econômicas.

De acordo com o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, é necessário um órgão que normatize e promova as verificações e fiscalizações, para minimizar assimetrias informacionais de grande impacto social.

Para Scalioni e Scatolino, a falta de simetria nas informações torna necessária a intervenção estatal, por meio da política pública de metrologia, que minimiza a frágil relação de confiança entre os agentes econômicos. “Essa política tem como foco igualar as condições de competitividade entre empresas e consumidores, pois garante a veracidade das informações metrológicas, que estão presentes em todas as relações comerciais”, destacam os servidores.

O VII Encontro de Administração Política reuniu pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes, gestores públicos e atores da sociedade civil de todo o Brasil, para aperfeiçoar o processo de conhecimento na área e fortalecer a discussão dos problemas de desenvolvimento social e econômico. Outros encontros já tinham acontecido, de 2010 a 2015, nos municípios de Garanhuns (PE), Juazeiro do Norte (CE) Campina Grande (PB), Vitória da Conquista (BA) e Niterói (RJ).