.: Inmetro defende o uso de Chaves Públicas durante conferência :.

Segurança nas medições foi o tema da palestra ministrada pelo Inmetro na conferência Latin American Utility Week (LAUW), realizada em São Paulo, entre os dias 13 e 15 de setembro. O evento reúne os maiores fabricantes de instrumentos de medição da América Latina, assim como as concessionárias de serviços de utilities (energia elétrica, água e gás).

O representante do Instituto foi o chefe do Setor de Instrumentação, Software e Hardware da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel), Marcos Trevisan Vasconcellos, que apresentou os benefícios do uso de Infraestrutura de Chaves Públicas. “Ela é formada por sistemas e procedimentos capazes de prover confiança à criptografia embarcada em instrumentos de medição inteligentes. O uso destas chaves confere autenticidade (certeza do instrumento que originou a medição) e integridade (certeza de que os dados não foram alterados) às medições. Isso é primordial nos casos em que as informações trafegam em canais vulneráveis, como a internet”, explica.

Segundo Trevisan, discutir este tema na LAUW é de extrema importância. “Nosso objetivo final com este debate é ter maior confiança nos processos de medição e possibilitar, por exemplo, que o consumidor compre créditos e realize pré-pagamento das utilities, acompanhando seu consumo em tempo real, por uma plataforma online”, ressalta Trevisan.