.: Energia renovável e eficiência energética são os focos da cooperação entre Inmetro e PTB :.

No início dessa semana, a presidência e a diretoria do Inmetro se reuniram com representantes do PTB (instituto congênere da Alemanha), na sede da Autarquia no Rio Comprido. O objetivo do encontro foi definir os temas prioritários a serem debatidos durante uma semana intensa de trabalho entre as duas instituições, que retomaram um projeto sobre energia renovável e eficiência energética. Para dar continuidade à parceria, vieram ao Brasil a representante da área internacional do PTB, Lieselotte Seehausen, e o consultor do projeto, Christian Carlos Keil.


Presidente Panelli recebe os representantes do PTB Lieselotte Seehausen e Christian Carlos Keil

O presidente do Inmetro, Luís Fernando Panelli Cesar, iniciou a reunião reforçando a importância estratégica desta cooperação. “A energia é um tema de extrema importância para o país. Mesmo com a situação econômica atual, não houve redução do consumo”, ressaltou. Panelli ainda lembrou que há muitas ações no Brasil com foco em fontes geradoras alternativas, mas não na escala que o país precisa: “Além de apoiar e estimular novos projetos, também precisamos estar preparados para avaliar a eficiência de equipamentos utilizados no processo de geração, como placas fotovoltaicas (produtoras de energia solar) e geradores de energia eólica”.

Ficou definido que a cooperação entre o Inmetro e o PTB terá foco na energia solar e termossolar (usada exclusivamente para o aquecimento da água) e contemplará as três etapas do processo: geração, transmissão e distribuição e uso e consumo. “A indústria eólica já está mais madura no país, necessitando apenas de aprimoramento tecnológico. Sendo assim, queremos dar prioridade à área solar como um todo, que precisa de mais estímulo e tem a capacidade de gerar impactos positivos na sociedade em médio prazo”, explica o presidente.


Grupo definiu os principais direcionamentos do projeto de cooperação

Com base nas prioridades já determinadas pela Alta Administração, Lieselotte e Christian iniciarão conversas específicas com técnicos de diversas diretorias do Inmetro para fechar a metodologia do projeto durante a semana.