.: Dia Mundial da Metrologia celebra a importância das medições nos avanços tecnológicos :.

“Medições num mundo dinâmico” é o tema deste ano para as comemorações do 20 de maio, Dia Mundial da Metrologia. Nesta edição, a celebração tem como objetivo alertar a sociedade para a importância e a aplicabilidade da metrologia diante dos constantes avanços tecnológicos que vivemos.

Mundialmente, a celebração é organizada pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), com a participação dos institutos nacionais de metrologia, como o Inmetro. “A metrologia, tão antiga quanto a civilização humana, continua a mudar constantemente. É uma ciência que acompanha as constantes evoluções e, por isso, continua a ser dinâmica”, afirma o diretor do OIML, Stephen Patoray.

A data é lembrada anualmente em 80 países, incluindo o Brasil. Institutos de todo o mundo celebram o impacto das medições na vida das pessoas desde 20 de maio de 1875, quando foi assinada a Convenção do Metro, em Paris. Na época, do encontro com chefes de Estado, resultou a adoção do metro como medida de comprimento. “Quando refletimos sobre as rápidas mudanças ocorridas no século 21, podemos dizer que a única coisa constante é a própria mudança. É um desafio constante trazer os benefícios de um sistema de medição estável e preciso para um mundo dinâmico”, explica o diretor do BIPM, Martin Milton.

Clique aqui e conheça o site da campanha (em inglês).