.: Inmetro lanša programa para verificar o desempenho ambiental de produtos :.

O Inmetro acaba de publicar os requisitos gerais do primeiro programa nacional para avaliar o desempenho ambiental de produtos fabricados no Brasil, baseado em estudos de análise do ciclo de vida (ACV). A indústria nacional poderá contar com a Declaração Ambiental de Produto (DAP), conhecida como Rotulagem Ambiental tipo 3, que descreve os impactos ambientais das etapas do ciclo de vida de produtos, desde a extração das matérias-primas, o processo de fabricação, uso e descarte. O programa, que passou por consulta pública com a participação de diversos setores da sociedade, visa promover a produção e o consumo sustentável.

“O cadastro de DAP elaboradas de forma padronizada é importante tanto para o nosso mercado, porque queremos que os nossos consumidores tenham acesso a produtos que causem menos impacto ao meio ambiente, quanto para as empresas, que já estão enfrentando esse tipo de exigência no mercado externo. Na Alemanha as DAP já estão sendo exigidas de forma compulsória para a construção de prédios públicos” explica Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade.

O programa é voluntário e segue a norma ABNT NBR ISO 14.025, reconhecida internacionalmente. Ele é uma das ações estratégicas do “Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida – PBACV, desenvolvido pelo Inmetro e Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).

“O programa vai agregar transparência quanto às características ambientais de um determinado produto, durante os processos de produção e consumo. Qualquer empresa ou associação que tenha interesse em fazer uma declaração ambiental deve procurar o Inmetro, para a elaboração das regras específicas para a categoria do produto, finaliza Lobo.

Para ler o regulamento, clique aqui.

Mais informações para a imprensa:
(21) 3723-8088 e (21) 3723-8127
rafael.cavalcanti@inpresspni.com.br e debora.rolando@inpresspni.com.br