.: Inmetro amplia reconhecimento internacional na área de acreditação :.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acaba de ampliar o reconhecimento internacional em acreditação de organismos de avaliação da conformidade, atendendo às mais exigentes normas técnicas internacionais. A conquista acontece após o Inmetro passar por rigoroso julgamento de uma equipe avaliadora composta por membros de nove países (Paraguai, Guatemala, Colômbia, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Cuba e México), durante o processo de Avaliação de Pares.

“O resultado é o atestado de competência e capacidade do Inmetro, que tem suas atividades de acreditação aceitas por organismos estrangeiros congêneres. Dessa maneira, por exemplo, uma vez que o produto tenha sido avaliado conforme por organismos acreditados pelo Inmetro, ele pode ser considerado adequado em outros países, criando um ambiente mais confiável para acordos internacionais e comércio bilaterais e multilaterais”, explica o coordenador-geral de Acreditação, Aldoney Costa.

Na Avaliação de Pares, profissionais dos nove países avaliaram todo o sistema de gestão da Coordenação-geral de Acreditação (Cgcre) e realizaram testemunhas de nossas avaliações em organismos e laboratórios acreditados.

“A equipe validou a manutenção dos reconhecimentos internacionais atuais e aprovou a extensão para as acreditações de Provedor de Ensaio de Proficiência (PEP) e Produtor de Material de Referência (PMR)", complementa Aldoney. Estes dois novos reconhecimentos impactam na disponibilização deste tipo de organismos para atender uma demanda, por estas atividades, tanto do Brasil quanto no exterior.

A Cgcre já havia obtido o reconhecimento nas seguintes atividades de acreditação: laboratórios (ensaio, calibração e análises clínicas), organismos de certificação (sistema de gestão da qualidade, sistema de gestão ambiental e produtos) e organismos de inspeção.

A Avaliação de Pares ocorre a cada quatro anos e esta última foi realizada entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro.

Mais informações para a imprensa:
(21) 3723-8100 e (21) 3723-8117
paulo.vitor@inpresspni.com.br e suzana.ribeiro@inpresspni.com.br