.: Em Rio Preto, Ipem-SP autua motoristas com tacógrafos irregulares :.

No dia 17/9, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou fiscalização de veículos que transportam produtos perigosos, com foco nos tacógrafos, em São José do Rio Preto.

Na ação, que contou com o apoio da Polícia Militar, foram identificadas irregularidades em 10 (14%) dos 76 veículos fiscalizados. Os motoristas foram autuados pela falta do certificado de verificação do instrumento. No caso dos veículos-tanque, aqueles que transportam produtos perigosos, dos 17 parados durante a blitz, todos estavam regulares


Os tacógrafos registram a distância percorrida pelos motoridas

A partir da autuação, os responsáveis pelos veículos têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. A multa pode variar de R$ 768 a R$ 5.000, dobrando na reincidência.

Sobre o tacógrafo:

Obrigatório em todos os veículos de transporte - com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o tacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares. O equipamento contém um disco de papel ou fita, que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.