.: Plano de Logística Sustentável do Inmetro apresenta avanços :.

Para adotar procedimentos ambientalmente corretos e, ao mesmo tempo, promover a economia de recursos, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) começou a implementar em setembro de 2013 o seu Plano de Logística Sustentável (PLS), iniciativa que reúne diversas ações de sustentabilidade em temas como uso de material de escritório, água e energia, até transporte para deslocamento de servidores. O relatório mais recente do projeto, instituído para a administração pública federal em 2013, está disponível neste link.

Segundo o coordenador da Qualidade da diretoria de Planejamento e Articulação Institucional (Dplan) e líder do PLS, Sérgio Figueiredo, os resultados são positivos. "O Inmetro conseguiu, por meio das equipes de Engenharia e Administração e Finanças, reduzir em 50% o consumo de água no Campus do Inmetro em Xerém, entre 2010 e 2014, antes mesmo da implantação do PLS”, informou Sérgio.

Compras públicas sustentáveis
Além da introdução de cláusulas de sustentabilidade nos termos de referência das licitações, algumas iniciativas do Inmetro se tornaram referência para o Governo Federal. “Desde junho do ano passado, o Ministério do Planejamento passou a exigir que todos os órgãos do Governo Federal incluam em suas licitações a exigência pelos produtos de maior eficiência energética, conforme classificação do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Instituto. Itens que obtiveram a classificação ‘A’ no PBE contribuem para a redução de custos operacionais e, ao mesmo tempo, para o uso sustentável de recursos naturais devido a economia de energia”, diz o líder do PLS.

Mais informações para a imprensa:
(21) 3723-8088 e (21) 3723-8117
rafael.cavalcanti@inpresspni.com.br e suzana.ribeiro@inpresspni.com.br