.: IPEM-SP autua comércio pela venda irregular de baterias para carros e motocicletas :.

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou no dia 30 de julho a operação "Carro Andando" na capital, em Santo André e em Osasco. O objetivo da ação foi fiscalizar os pontos de venda que comercializam baterias de chumbo-ácido novas, remanufaturadas, reformadas e recicladas de carros e motocicletas, para checar se ostentam o Selo de Avaliação da Conformidade e as informações obrigatórias exigidas pelo Inmetro.

Durante a operação, as equipes visitaram 61 estabelecimentos e dois deles (4%) estavam irregulares ao venderem produtos sem o selo, cuja existência indica que as baterias foram submetidas a testes e aprovados para comercialização. Por isso, é necessária a compra no mercado formal para evitar produtos falsificados ou de procedência duvidosa.

Ação foi realizada em três cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital

Os fiscais também examinaram o peso da bateria, para comparar se o produto possui o mesmo peso declarado no memorial descritivo e o apresentado no rótulo do produto.

Os estabelecimentos onde forem encontradas irregularidades terão até dez dias para apresentar defesa ao Instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão. Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria da autarquia, o telefone é o 0800 013 05 22.