.: Ipem faz palestra sobre prevenção de acidentes domésticos :.

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), através da Diretoria de Avaliação da Conformidade, realizou no dia 25/06, semana que antecede as férias escolares de julho, uma palestra para 170 alunos do ensino fundamental do Centro Educacional Aplicação, no bairro Flamboyant, sobre a prevenção de acidentes domésticos.
A atividade faz parte da Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos instituída pela Lei Estadual 10.266/2015, que objetiva disseminar a importância da prevenção desse tipo de acidente.
Segundo dados da Organização Não Governamental Criança Segura, 90% desses acidentes podem ser evitados apenas com adoção de medidas simples dentro de casa. “Prevenção esse é nosso foco”, destaca a especialista em segurança de produtos e agente metrológica do setor de Avaliação da Conformidade do Ipem, Suziane Marchioreto Lopes.
Entre as dicas para se prevenir acidentes domésticos estão a proteção em tomadas e instalações elétricas, manter facas, objetos pontiagudos e produtos de limpeza fora do alcance das crianças, a proteção de quinas de móveis e paredes com capa de borracha, cuidado com o cabo de panelas no fogão ao cozinhar, a proteção de janelas, sacadas e piscinas com telas ou grades para se evitar quedas.
Em comemoração à Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos, o Ipem também está disponibilizando em seu site algumas cartilhas com dicas de como se evitar acidentes domésticos.