.: Parceria entre Inmetro e Marinha vai viabilizar o desenvolvimento de novas tecnologias :.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Marinha do Brasil firmaram na última sexta-feira (26) um Protocolo de intenções, que prevê a parceria e troca de conhecimentos em ações e desenvolvimento de novas tecnologias. O documento foi assinado pelo presidente do Inmetro, João Jornada; e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, almirante Sérgio Roberto dos Santos, no Campus do Inmetro, em Duque de Caxias (RJ). Representantes de diversas diretorias do Inmetro, além de outros setores da Marinha, participaram do encontro.

Para o presidente do Inmetro, o momento marca o início de uma importante cooperação. “O Inmetro e a Marinha prestam serviços importantes para a sociedade e tem um compromisso com o desenvolvimento do país. As demandas da área de Defesa são muito qualificadas e estimulam o desenvolvimento de alta tecnologia. Nosso instituto passa a integrar este processo, contribuindo com a experiência em mediar a relação entre governo, instituições de pesquisa e indústria”, afirma João Jornada.


O presidente João Jornada e o secretário Sérgio Roberto dos Santos (ao centro) assinam o protocolo de intenções

Segundo o almirante Sérgio Roberto dos Santos, a criação de um escritório da Marinha, dedicado ao desenvolvimento de novas tecnologias, é um exemplo de oportunidade de colaboração entre as instituições. “Seguindo orientação do Ministério da Defesa, a implementação do nosso Escritório de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (EDTI), no Rio de Janeiro, deve ocorrer no ano que vem. Esse é um momento importante, no qual vamos precisar do apoio do Inmetro, principalmente em capacitação de pessoal”, explica o secretário.

Após a assinatura do acordo, o presidente João Jornada e a equipe do Inmetro acompanharam a comitiva da Marinha em visita aos laboratórios das divisões de Química (Dquim) e Metrologia de Materiais (Dimat).