.: Inmetro realiza evento para celebrar o Dia Mundial da Acreditação :.

Trocar experiências com membros de instituições ligadas à acreditação. Este foi o objetivo do evento realizado no último dia 9, pela equipe da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), em comemoração ao Dia Mundial da Acreditação. Além de diretores do Inmetro, o encontro também teve como palestrantes representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), representantes do setor de inspeção veicular e das certificadoras. No total, cerca de 150 pessoas estavam presentes no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, onde o evento foi realizado.

Aldoney Costa, coordenador geral de Acreditação do Inmetro, mediou o evento

O coordenador geral de Acreditação, Aldoney Costa, iniciou sua apresentação fazendo um paralelo entre a situação da área nos anos 2000 e os avanços alcançados até hoje. Por exemplo, comparando o ano de 2007 ao de 2015, o número de organismos acreditados mais do que dobrou, passando de 878 para 1788. “Esse crescimento acompanhou o aumento no número de regulamentações ao longo desse período”, explica Aldoney.


Cerca de 150 pessoas participaram do encontro realizado no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Em sua fala, o diretor de Administração e Finanças, Marcos Aurélio Lima, lembrou a orientação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que busca o reforço das relações bilaterais para fortalecer as exportações por meio da convergência regulatória. “A ideia é resgatar acordos que foram firmados, mas não tiveram continuidade, e promover novas parcerias. O papel da acreditação como um dos instrumentos provedores desta convergência regulatória é fundamental”, explica o diretor.

Este tema possui tanta relevância para o governo que foi criado um grupo de trabalho no MDIC para debatê-lo, grupo este integrado pelo Inmetro. O tema da convergência regulatória, com base nos acordos de reconhecimento mútuo, é assunto recorrente no dia a dia da Cgcre e foi uma das pautas discutidas na 14º reunião do Conselho Nacional de Acreditação, realizada no final de maio.