.: Presidentes do Inmetro e da Rio Luz assinam convênio de cooperação técnica :.

Cerca de 30 representantes da alta direção do Inmetro e da Rio Luz participaram da assinatura do convênio de cooperação técnica entre as instituições. A cerimônia foi conduzida pelos presidentes dos dois órgãos: João Jornada, do Inmetro, e José Henrique Pinto, da Rio Luz. Esta é a primeira vez que uma prefeitura brasileira contará com a infraestrutura laboratorial e expertise do Inmetro, com foco na melhoria da qualidade e da eficiência da iluminação pública. A assinatura ocorreu no dia 12 de maio, no auditório do Inmetro no Rio Comprido.

Durante o evento, o presidente João Jornada reforçou a importância dessa parceria: “O objeto desse acordo de cooperação é da maior relevância. Estamos falando de economia de energia, um bem escasso e com alto impacto ambiental”. Ele ainda complementou dizendo que os recursos economizados com energia podem ser direcionados para outros investimentos.


Presidentes do Inmetro e da Rio Luz assinam convênico de cooperação técnica


Como será a atuação do Inmetro nesse convênio

“O Inmetro poderá auxiliar desde a escolha dos requisitos nos processos de licitação, apontando a seleção dos melhores e mais eficientes produtos, além de realizar testes em laboratórios, otimizar o modelo de iluminação já existente e sugerir o desenvolvimento de modalidades de luminárias e tipos de lâmpadas que iluminem melhor os espaços a custos menores e colaborar em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, resumiu Humberto Brandi, diretor de Metrologia Científica do Inmetro.

Jornada ainda reforçou que parcerias com instituições de excelência como a Rio Luz são fundamentais: “Nós atuamos fortemente no campo da pesquisa, fornecemos a base, mas precisamos de instituições que apliquem esses conteúdos no seu dia a dia, que levem os projetos adiante”, afirma. “Sem dúvida será um diálogo construtivo e mutuamente benéfico. Queremos aprender muito com essa parceria e reproduzi-la com outras instituições.”, finalizou.

Para saber mais detalhes sobre o acordo, clique aqui.