.: Inmeq-MA recolhe balanças irregulares em feiras e mercados em São Luís :.

Mais de 50 balanças foram recolhidas em uma semana pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, em mercados e feiras de São Luís. A ação fez parte da Operação Semana Santa, teve como objetivo verificar se as balanças que pesam alimentos vendidos nas feiras e mercado da capital estão dentro da conformidade. Durante a fiscalização, no Mercado do Peixe, um dos principais da capital maranhense, três balanças foram recolhidas por apresentarem irregularidades quanto à pesagem, chegando a apresentar 300 gramas de diferença, bem acima da tolerância, que pode variar de 2 até 10 gramas.

"O consumidor imaginava levar 1 kg do produto, mas na verdade levava apenas 700 gramas. Esta balança apresenta irregularidade e tem que ser recolhida para reparo”, explicou o agente metrológico João Marcos Pestana, durante uma das análises. Outra irregularidade detectada foi no visor. Ao pesar, os números no visor da balança devem estar nítidos para que o consumidor possa ver de forma clara o peso e o preço do produto que está comprando.

O trabalho do Inmeq-MA, segundo Pestana, é verificar a conformidade da balança, ou seja, se pesa corretamente o produto, evitando assim que o consumidor seja lesado na sua compra. Além da precisão quanto à pesagem, a balança precisa apresentar o lacre do Inmetro, selos de fabricação e de reparo, caso já tenha sido realizado. O instrumento de medição deve ficar exposto ao alcance da vista do consumidor e os dígitos devem estar nítidos.

Não é papel do fiscal do Inmeq-MA fazer reparo na balança. Ao chegar a um estabelecimento comercial o fiscal verifica as condições do instrumento da forma em que ele se encontra no ponto de venda. Caso encontre alguma irregularidade, a balança pode ser recolhida pelo Inmeq-MA e é emitido um auto de infração. Cabe ao proprietário providenciar os reparos necessários em oficinas credenciadas pelo Inmetro.

Em caso denúncia, o consumidor pode ligar para a Ouvidoria do Inmeq-MA no 0800 071 5281.