Ser um canal direto entre a sociedade e o Inmetro, defendendo os direitos e interesses do cidadão, é o objetivo da Ouvidoria Externa. Sua função e importância é reconhecida pela sociedade e se reflete no número de atendimentos realizados: foram 39.837 apenas no ano passado, dos quais 83,05% foram respondidos de forma imediata pelas equipes.
A Ouvidoria tem papel importante para o cidadão, uma vez que busca sempre uma resposta rápida, satisfatória e transparente mas, por outro lado, também é um instrumento gerencial importantíssimo para o Inmetro. Os dados coletados pelo setor podem apoiar o Instituto na tomada de diversas decisões, como necessidade de melhorias em produtos já regulamentados, novas regulamentações, ente outros fatores.
Veja abaixo um balanço dos atendimentos realizados pela ouvidoria em 2014:
- Total de atendimentos: 39.837;
- Total de atendimentos concluídos: 38.928 (98% das solicitações);
- Produtos regulamentos mais reclamados: aparelhos eletrodomésticos e brinquedos;
- Principais denúncias: falsos fiscais, organismo de inspeção (segurança veicular) e uso indevido da marca do Inmetro.
Os dados do relatório completo já estão disponível no site, clique aqui para acessá-los.
Serviço:
A Ouvidoria Externa do Inmetro atende pelo telefone 0800 285 1818, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h40 e por carta ou presencialmente na sede do Instituto no Rio Comprido, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.