.: Convênio entre Inmetro e Unido vai avaliar impactos da certificação ISO 9001 :.

Para que uma pequena, média ou grande empresa possa sobreviver atualmente, o compromisso com a qualidade de produtos e serviços oferecidos ao cliente é fundamental. Para apoiar o desenvolvimento de diferentes negócios no país, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) firmaram neste mês um convênio de colaboração técnica. O objetivo é desenvolver, durante um ano, uma pesquisa para avaliar o impacto da certificação ISO 9001 do ponto de vista de todas as partes interessadas (incluindo organizações certificadas e seus clientes, bem como organismos de certificação e também o Inmetro / Cgcre, organismo nacional de acreditação).

A certificação ISO 9001 possibilita uma série de benefícios às empresas: além do ganho de visibilidade, é possível exportar para mercados exigentes, por exemplo, a partir da comprovação de que os produtos seguem as normas técnicas necessárias. O projeto no Brasil também abordará temas como desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável e gestão de energia. Estão previstas ainda visitas a empresas certificadas para realizar um diagnóstico das certificações ISO 9001 no Brasil.

O projeto entre Inmetro e Unido será apresentado, para convidados, no dia 3 de novembro, na Confederação Nacional do Comércio, no Rio de Janeiro. Participarão representantes do Inmetro, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).