.: Dia Mundial da Metrologia: Inmetro debate o desafio global de energia :.

A cada ano, o Dia Mundial da Metrologia, comemorado em 20 de maio, é organizado conjuntamente pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), com a participação das organizações nacionais responsáveis pela metrologia. Em 2014, mais de 80 países vão debater ações e soluções sobre o tema “Medições e o desafio energético global”. O Inmetro iniciou as discussões em torno do assunto e realizou, nesta segunda-feira, 19 de maio, no Campus de Xerém, uma mesa-redonda com coordenadores e diretores de diferentes áreas do Instituto.


A mesa-redonda abordou o desafio global de energia e o papale dos metrologistas neste contexto


Atualmente, as crescentes demandas de energia das nações emergentes, a necessidade de reduzir gases do efeito estufa, o aumento dos custos de combustível e a necessidade de fontes de energia seguras são alguns dos fatores que levam à exigência de novas fontes de energia, incluindo renováveis. Metrologistas em todo o mundo são desafiados a atender a este novo panorama, garantindo uma medição exata no campo da produção, uso e manuseio da energia. O objetivo da data comemorativa é destacar a importância e o papel do metrologista no contexto apresentado, lembrando os desafios e a necessidade de sua contribuição.



O evento foi aberto à participação de servidores e colaboradores

O evento realizado em Xerém teve como foco acordos de cooperação internacional já em andamento, a importância da Metrologia Legal no uso da energia e projetos de pesquisa diretamente relacionados ao tema. Participaram do debate o coordenador-geral de Articulação Internacional (Caint), Jorge Cruz; o diretor de Metrologia Legal (Dimel), Luiz Carlos Gomes, e o chefe da Divisão de Metrologia em Telecomunicações (Dimci/Ditel), Rodolfo Sabóia. A mediação da mesa-redonda ficou sob a responsabilidade de Silvio Santos, assessor da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci).