.: Palestra sobre inovação marca o lançamento do NCI :.

Servidores e colaboradores do Inmetro compareceram na quarta-feira, 10 de abril, ao auditório do Prédio 6, no Campus de Xerém, para participar da inauguração do Núcleo de Conhecimento em Inovação (NCI). Diretor de Inovação e Tecnologia, Hans Peter abriu o evento, saudando os presentes e destacando o lançamento do núcleo. “O NCI tem como objetivos acolher e estimular a geração e troca de conhecimento sobre inovação dentro do Inmetro. Como primeiras iniciativas, adquirimos um grande acervo bibliográfico sobre o assunto e instalamos uma sala interativa para facilitar a comunicação entre nossos pesquisadores e seus parceiros externos”, destacou.

Para o lançamento, foi realizada a palestra “A inovação na prática”, apresentada por Claudio Patrick Vollers, diretor de P&D&I da Clever Pack. Vollers, que já ganhou vários prêmios internacionais de inovação e design, abordou de forma interessante temas como inovação e sustentabilidade, a partir da história de sua própria empresa.


Hans Peter e quipe da Ditec em momento de descontração junto aos palestrantes

“Por muitos anos a Clever Pack, que é dirigida pela minha família, realizou trabalhos importantes, principalmente na indústria de embalagens. Com a globalização, porém, tivemos problemas e perdemos vários clientes. Enfrentamos um período de dificuldades. Isso porque nunca investimos em inovação. Precisávamos, então, reinventar o nosso negócio, e foi um trabalho muito desafiador, pois foram necessárias muitas tentativas, todas em busca de descobrir a maneira de ser inovador, sem saber, ainda, o que era inovação”, narrou Vollers, que mais tarde conseguiu reposicionar a empresa no mercado.

Segundo o palestrante definiu, há uma diferença entre invenção e inovação: “Invenção é uma boa ideia e um bom trabalho. Inovador é quando ambos, juntos, são percebidos pelo consumidor e agregam valor.”

Um dos melhores exemplos citados na palestra foi a mais recente criação da Clever Pack, tampas de garrafa plástica, apelidadas de Clever Caps, que, depois de cumprirem sua função como tampas, adaptáveis a maioria dos gargalos do mercado, podem ser reaproveitadas como blocos de montar, que inclusive se adaptam às peças Lego, levando o conceito de ecodesign e reutilização para outro nível. “Com as Clever Caps não há necessidade de reciclagem. As tampas já saem de fábrica com uma segunda vida e podem ser simplesmente reutilizadas, sem gasto adicional de energia nem emissão de gases ou resíduos poluentes”, destacou Vollers, que esteve ao lado de Cauã Cobucci, da equipe de Criação. Após o almoço, ambos foram visitar os laboratórios da Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos (Dinam), Divisão de Metrologia Mecânica (Dimec) e da Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat).


Apelidadas de Clever Packs, as tampas de garrafa foram destaque durante a palestra