.: Rio +20: Inmetro participa de discussão sobre segurança e identificação de produtos químicos :.

O Inmetro participa, nesta quinta-feira, a partir das 15 h, do workshop "Rio 92 a Rio+20 - A implementação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) no Brasil", no RioCentro. O evento discutirá a harmonização internacional da sinalização de produtos químicos, que torna comum, em todo o mundo, a explicitação sobre perigos como toxicidade ambiental, ameaça à saúde humana e inflamabilidade, por meio de fichas informativas, rótulos e pictogramas nesse tipo de substância. Além disso, a harmonização ajudará produtos brasileiros que atendam a essa classificação e identificação a superar barreiras técnicas, incentivando sua comercialização internacional. O Inmetro participa do Grupo de Trabalho GHS no Brasil juntamente com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério do Trabalho e Emprego.

O evento inclui dois painéis que discutirão o histórico da implementação do GHS no Brasil (1992 a 2012) e seus desafios e estratégias para o período 2012-2022, com participação de palestrantes dos ministérios do Trabalho e do Emprego, da Saúde/Fiocruz, e do Meio Ambiente; e instituições e entidades como o Inmetro (representado pelo coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Cruz, e pelo chefe da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas, Rogério Corrêa); Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Combustíveis (IBP).

Na mesma data, o Inmetro participa, a partir das 17 h, também no RioCentro, a convite do governo alemão, de evento coordenado pelo instituto Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) a respeito da cooperação triangular (entre Alemanha, Brasil e Moçambique) no campo da infraestrutura da qualidade. Jorge Cruz falará sobre o instrumento de cooperação, com foco em seus resultados, e, depois, juntamente com o chefe da Divisão de Metrologia Química do Inmetro, Valnei Cunha, fará palestra sobre o oferecimento de suporte técnico na área de medição de pH a outros países da América Latina, dentro das diretrizes do governo brasileiro de manter política de cooperação técnica com América Latina, Caribe e África.