.: Inmetro recebe pesquisador inglês para um intercâmbio no Campus de Xerém :.

O químico inglês Andy Wain, do Laboratório Nacional de Física (NPL) da Inglaterra, foi o primeiro colocado do 2nd International Workshop for Young Materials Scientists, realizado pelo World Materials Research Institutes Forum (Wmrif), na Alemanha entre agosto e setembro do ano passado, com o trabalho "Medições de atividade eletroquímica em nanoescala".

Como prêmio, o pesquisador de 30 anos poderia escolher qualquer instituição do mundo para realizar um intercâmbio e decidiu optar pelo Inmetro para uma visita de 15 dias, realizada no mês de maio. Andy se disse impressionado ao saber, pelo pesquisador do Inmetro Braulio Archanjo, que também participou do evento, das pesquisas e das facilidades dos laboratórios da Divisão de Metrologia de Materiais do Inmetro, no Campus de Xerém. "A combinação de microscópios de alta resolução, como o Titan, e a habilidade dos cientistas do Inmetro me impressionou positivamente. Claro que conhecer o Brasil também é um grande atrativo".

Braulio Anchanjo conta que foi elaborado um plano de estudos com propostas de pesquisas e experimentos. Durante sua estada, o pesquisador do NPL trabalhou intensamente durante duas semanas utilizando o Titan para o estudo de nano partículas de ouro sobre suportes de carbono (material utilizado como catalisador no processo de oxidação de sacarose). "É uma experiência riquíssima para todos nós, pois trocamos idéias e técnicas" afirma Braulio.

O chefe da Divisão de Materiais do Inmetro, Carlos Alberto Achete, acredita que o crescente destaque do Inmetro nos eventos internacionais, se reflete na procura de pesquisadores estrangeiros pela instituição. "Em dezembro, já teremos outro pesquisador do NPL trabalhando aqui, na área de dispositivos orgânicos emissores de luz (Oleds), além da maciça participação em eventos como o Vama, que também aconteceu este mês".