.: Inmetro recebe José Temporão e Sergio Rezende para ações nas áreas de Saúde e Biotecnologia :.

O Inmetro lança, a partir das 10h desta sexta-feira (3), com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Material de Referência Certificado (MRC) do fármaco captopril; a pedra fundamental do Centro Brasileiro de Materiais Biológicos (CBMB); e inaugura as instalações do Banco de Células do Rio de Janeiro (BCRJ).


O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, fará o lançamento da pedra fundamental dos Laboratórios de Metrologia Biológica e inauguração do Laboratório de Biotecnologia, a partir das 12 h. Os eventos acontecem no Campus de Laboratórios em Xerém, Duque de Caxias.


O CBMB, concebido em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), funcionará como reserva de todas as linhagens de microrganismos (bactérias, fungos filamentosos e leveduras) e de células animais já depositadas em coleções de cultura estratégicas para o desenvolvimento industrial do país. O início das atividades está previsto para 2012, atendendo a uma demanda de pesquisadores nacionais, que antes tinham de recorrer ao exterior, em processos lentos e onerosos.


“Esta é uma iniciativa muito importante para o país, construir o centro biológico mais avançado da América Latina, com aplicação das mais modernas técnicas de armazenamento de cultura para bancos de DNA, vírus, bactérias e células tronco, entre outros”, resumiu João Jornada, presidente do Inmetro, referindo-se ao depósito de material biológico para fins de patentes.


O centro tem como objetivos o estabelecimento e a manutenção de coleções de referência de cultura de diferentes tipos celulares, já existentes em outras instituições do país, ou de coleções de cultura existentes em outros bancos de células internacionais e considerados estratégicos para o desenvolvimento da biotecnologia brasileira; a manutenção de coleções de vetores de manipulação e construção gênicas; e o depósito e a manutenção de materiais biológicos objeto de patentes, em cooperação com o INPI. “O Centro é fundamental para preservar o conhecimento gerado no Brasil, garantir o retorno das pesquisas e estimular ainda mais a inovação em biotecnologia”, afirmou o presidente do INPI, Jorge Ávila.


Inmetro produz o único Material Referência Certificado em fármacos no país


A Divisão de Metrologia Química (Dquim) da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci) do Inmetro desenvolveu, preparou e certificou Material de Referência (MRC) para análise de captopril, fármaco. O MRC servirá como ferramenta para garantia da qualidade das análises captopril nas indústrias farmacêuticas produtoras.


O MRC já está disponível para ser distribuído ao mercado, e será lançado oficialmente nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro. Hoje, no mundo, só existem três MRCs de fármacos, um deles o do captopril, desenvolvido pelo Inmetro, que está finalizando ainda a certificação dos materiais de referência de diclofenaco de sódio e potássio. “O captopril é um remédio muito importante para a sociedade, por ser um agente anti-hipertensivo. Portanto, o Material de Referência Certificado será uma ferramenta para agregar confiança para os laboratórios farmacêuticos, em que o consumidor também se beneficiará”, resumiu João Jornada.


Novo endereço para o Banco de Células do Rio de Janeiro

Também nesta sexta-feira, 3, será inaugurada no Campus de Laboratórios do Inmetro, em Xerém, a nova instalação do Banco de Células do Rio de Janeiro (BCRJ). Fundado em 1980 na UFRJ, o BCRJ é um centro de depósito, manutenção e distribuição de linhagens celulares, que tem em seu acervo mais de 350 células humanas e animais congeladas, com aproximadamente 5 mil criotubos. A forma de armazenagem é por meio de nitrogênio líquido, com congelador automático.


O BCRJ controla rigorosamente a qualidade destas células, realizando análises que garantem a identidade, a esterilidade e a viabilidade celular. Além da distribuição das linhagens do seu próprio acervo, o BCRJ pode importar as linhagens de outros centros depositários internacionais, incluindo o American Type Cell Collection, o maior deles.


O BCRJ é administrado pela Associação Técnico-Científica Paul Ehrlich, uma associação civil sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar e apoiar o desenvolvimento científico e técnico do país.