.: Inmetro recebe em Xerém representantes do IBTec :.

O presidente do Inmetro, João Jornada, recebeu nesta segunda-feira, 21 de junho, no Campus de Laboratórios de Xerém, a visita do presidente do IBTec, Rui Guerreiro, e do químico responsável pelos laboratórios físico-mecânico e de substâncias restritivas do IBtec, Waldir Soldi. O IBTec (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos) reúne representantes da indústria de sapatos no Brasil e é acreditado pelo Inmetro para fazer ensaios. O presidente Rui Guerreiro explicou que a visita teve o objetivo de solicitar ao Inmetro apoio para ampliar o escopo de ensaios realizados pelo IBTec e para que o Instituto seja transformado, também, num organismo de certificação do Inmetro.



O técnico do Inmetro Valnei Cunha (esq) mostra o laboratório ao presidente do IBTec, Rui Guerreiro (dir) e ao químico Waldir Soldi (centro).


“Desconheço credibilidade maior que a do Inmetro. Por isso, estamos aqui. Essa proximidade com o Inmetro é essencial para nos trazer reconhecimento internacional”, disse Rui Guerreiro, explicando que uma das razões do interesse do IBTec em associar seu nome ao do Inmetro nas certificações que o Instituto faz e aumentar a credibilidade já conquistada e a entrada dos produtos em países para os quais a indústria brasileira exporta. O principal alvo das exportações é a Europa e alguns países da América Latina, como o Equador, que criou barreiras para a entrada dos produtos. “Podemos auxiliar o IBTec com nossa conectividade com os diversos setores de interesse do Instituto”, disse o presidente João Jornada.


Reunião da equipe do Inmetro com os visitantes do IBTec


Os representantes do IBTec chegaram de Porto Alegre pela manhã e foram recebidos no aeroporto pelo presidente da ABNT, Pedro Buzzato, que levou a comitiva até Xerém e acompanhou a reunião. Essa foi a primeira vez que Rui Guerreiro e Waldir Soldi estiveram no Campus de Laboratórios. Ambos ficaram impressionados. “A visita foi impactante em todos os sentidos. Não só pelo tamanho do Campus e todas as atividades que o Inmetro desenvolve, e muitas vezes desconhecemos, como também pela simpatia e receptividade com que fomos recebidos”, disse Guerreiro. “Antes da viagem, consultei o site do Inmetro para conhecer melhor o Instituto. Mesmo assim, não podia imaginar que fosse tudo isso. Fiquei impressionado com a infraestrutura e os equipamentos de última geração”, disse Soldi.

Foram visitados laboratórios das divisões de Metrologia Mecânica (Dimec); de Metrologia Química (Dquim) e de Metrologia de Materiais (Dmat), todos ligados à Dimci (Diretoria de Metrologia Científica e Industrial). A visita foi acompanhada pelo Diretor da Dimci, Humberto Brandi; pelo o Coordenador da Caint (Coordenação Geral de Articulação Internacional), Jorge Cruz; e pelo técnico Valnei Cunha.